Especial Marcelo Rebelo de Sousa

João Lourenço quer “resgatar” relação de amizade do passado

João Lourenço afirmou ser do interesse e da responsabilidade de Angola e de Portugal “resgatar o que de melhor foi vivido” entre os dois povos ao longo de séculos e construir um futuro de “amizade, fraternidade e cooperação”.

A ideia foi sustentada na intervenção de João Lourenço durante o jantar com que obsequiou hoje o homólogo português, que decorreu no Palácio Presidencial, em Luanda, último ato oficial do primeiro dia da visita de Estado de quatro dias a Angola que Marcelo Rebelo de Sousa iniciou hoje.

“É do nosso interesse e responsabilidade resgatar o que de melhor foi vivido entre os nossos respetivos povos ao longo de séculos e construir um futuro de amizade, fraternidade e de cooperação, em benefício comum”, afirmou João Lourenço, antes de brindar às relações entre os dois países.

“Este sentimento, que sabemos ser recíproco, funda-se na longa história comum dos dois povos, que sempre souberam entender, para além das contingências e vicissitudes temporais, que eram ambos vítimas do mesmo sistema opressor e que só numa luta conjunta lhe poderiam pôr termo, o que efetivamente viria a acontecer aos 25 de abril de 1974”, dia do fim dos 48 anos de ditadura o Estado Novo em Portugal, disse.

Para João Lourenço, tudo isto está já plasmado no estado atual das relações políticas e diplomáticas e de cooperação económica, científica, técnica e cultural, pelo que disse estar certo de que “poderão evoluir para patamares ainda mais altos”, lembrando ainda as questões económicas.

“O ‘stock’ da dívida para com o Governo e entidades portuguesas e a dívida certificada para com as empresas portuguesas ainda por liquidar é uma questão que vem sendo honrada e resolvida com pragmatismo e espírito de responsabilidade, de modo a não constituir nunca um fator de estrangulamento nas relações de cooperação que pretendemos aprofundar”, sustentou.

Relembrando a deslocação a Angola do primeiro-ministro português, António Costa, em setembro de 2018, e a visita de Estado que efetuou a Portugal em novembro do mesmo ano, João Lourenço salientou que foram assinados 24 instrumentos de cooperação.

A esse número, acrescentou, há que adicionar os 11 hoje assinados, pelo que o total é de 35, o que “demonstra claramente a vontade das partes em darem passos concretos a favor da cooperação nos mais diversos domínios e áreas de interesse comum.

A assinatura, em 2018, de um Programa Executivo de Cooperação (PEC) “atende à necessária complementaridade das ações a realizar”, tendo em conta as oportunidades na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável adotada pela ONU.

“Aguardamos, com alguma expectativa que o Observatório de Investimentos criado pelos nossos dois países, cujo desempenho é vital para o acompanhamento e incentivo dos investimentos angolanos em Portugal e portugueses em Angola, ganhe força e vitalidade, dando assim conteúdo a uma cooperação verdadeiramente estratégica”, sublinhou.

O Presidente angolano lembrou o processo em curso em Angola para a realização, em 2020, das primeiras eleições autárquicas no país, “experiência nova a ser implantada na cultura política”, solicitando o apoio de Portugal nesse sentido, “por possuir uma longa tradição e experiência nesse domínio”.

João Lourenço falou também do respeito dos dois países “pelos mesmos valores democráticos e de respeito pelos direitos humanos”, em que Angola e Portugal “lutam por um mundo de paz e harmonia entre todas as nações”, lembrando que as autoridades de Luanda defendem a resolução de conflitos por via do diálogo e da reconciliação ao nível regional, continental ou mundial.

A esse propósito, salientou que o mundo vive hoje num clima de insegurança”, com conflitos que ameaçam regiões de alguma forma conturbadas, exemplificando com os casos da península coreana e do Médio Oriente.

“Assistimos ao arrastar da aplicação da Resolução do Conselho de Segurança da ONU que recomenda o estabelecimento de dois Estados, o de Israel já existente e a criação e reconhecimento de um novo, o Palestina, [que Angola considera como a] única solução favorável a todas as partes para o alcance da paz definitiva na região.

Também a situação de crise na Venezuela, que disse acompanhar “com muita atenção”, considerando “ainda não ser tarde para se dar a oportunidade ao diálogo aberto entre as forças políticas internas”.

Outro exemplo é o clima de tensão na República Centro-Africana, em que João Lourenço aproveitou para “ressaltar e louvar o importante papel desempenhado por Portugal”, que destacou para o terreno forças militares “que ajudam bastante a preservar a paz e a ordem pública no país.

Ainda no contexto internacional, mas mais no quadro multilateral e lusófono, João Lourenço reafirmou a importância da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no relacionamento entre os povos que a integram.

“[A CPLP] constitui uma plataforma que nos permite, tendo como base a língua portuguesa e a nossa multiculturalidade, concertar posições e procurar soluções para os assuntos mais candentes da vida interna dos nossos países e da atualidade internacional”, observou.

Mais especificamente ainda, o presidente angolano disse estar “convencido” que a visita de Marcelo a Angola vai permitir que se crie uma “nova dinâmica” nas relações bilaterais, de forma a estabelecer-se “uma maior facilidade de circulação entre os cidadãos de ambos os países”.

“Devemos tirar o maior proveito possível da informalidade que vos [de Marcelo] é característica, do vosso passado e vocação africanista e da empatia que entre nós existe, para juntos darmos um novo e decisivo impulso às relações diplomáticas e de cooperação económica entre os nossos países Angola e Portugal”, defendeu.

Ao terminar a intervenção de “afetos”, João Lourenço, virando-se para Marcelo, pediu-lhe que, enquanto durar a visita de Estado, se “sinta como a estrela que mais brilha no firmamento angolano”.

“Reitero os meus votos de que a estada de Vossa Excelência entre nós seja a mais agradável possível, atendendo até à popularidade que goza pessoalmente entre nós, traduzida nas expressões de afeto com que os angolanos o brindam nas ruas, a começar pelo carinhoso nome com que o batizaram e que não vou pronunciar aqui”, concluiu João Lourenço, aludindo ao nome “Ti Celito”.

Fonte: Lusa

One Comment

  1. Gostaria de ver decretada , por suas Excelências , a abolição da lei que obriga os cidadãos (portugueses e angolanos) a obterem um “VISTO” para se poderem visitar sempre que queiram ! Afinal somos ou não somos irmãos ???

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading