ComunidadesDestaques

João Lourenço realiza visita de Estado à China em Outubro

A viagem do chefe de Estado angolano foi anunciada na passada sexta-feira, 28, pelo porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Lu Kang.

Segundo o responsável, citado pela agência de notícias estatal chinesa Xinhua, a visita de João Lourenço a Pequim vai acontecer de 8 a 10 de Outubro.

Recorde-se que o Presidente da República esteve em Pequim no início de Setembro, para participar no III Fórum de Cooperação China-África (FOFAC), tendo-se reunido com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, à margem do evento.

No encontro, o líder chinês prometeu apoio total à mudança de políticas em curso em Angola e à expansão do universo dos investimentos no país sem imposição de “condições políticas”.

Como a agência oficial chinesa, Xinhua, escreveu a propósito do encontro entre Xi Jinping e João Lourenço, o Presidente chinês prometeu ao chefe de Estado reforçar a parceria estratégica existente, assinada há oito anos, aproveitando a comemoração dos 35 anos desde que Luanda e Pequim estabeleceram relações diplomáticas.

“Apoiar as mudanças em execução pelo partido no poder (em Angola) e a experiência de governação, partilhando o aprofundamento da cooperação em todas as áreas e a consolidação do diálogo para formar posições sobre os assuntos internacionais de maior interesse”, garantiu Xi Jinping.

Uma das promessas de Xi Jinping é incluir Angola na nova Rota da Seda, o mais gigantesco dos projectos ambiciosos lançados pela China em muitos anos. O projecto lançado em 2013 cujo objectivo é abrir acessos entre a Ásia, Europa e África, o que poderá, quando estiver concluída, “lubrificar” o comércio global favorecendo os países incluídos neste novo mapa mundi dos transportes, que contém também uma versão ferroviária e marítima.

Por seu lado, o Presidente angolano João Lourenço, ainda de acordo com a Xinhua, sublinhou a solidez das relações entre os dois países, tendo agradecido o empenho chinês no processo de reconstrução nacional e o seu desenvolvimento económico e social, deixando claro o apoio de Luanda à política de uma só China, referindo-se à disputa pela ilha Formosa (Taiwan).

“A China sempre deu o seu precioso apoio a África quando o continente enfrentava dificuldades e desempenhou sempre um papel para o desenvolvimento e a paz em África”, destacou João Lourenço.

Fonte: Novo Jornal

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading