Especial João Lourenço

João Lourenço traz “novo ciclo” a Portugal: uma certeza e uma dúvida

João Lourenço inicia esta quinta-feira a sua primeira visita de Estado a Portugal e há uma certeza quanto ao espírito das duas partes: enterrado o “irritante” (lembram-se?), há uma vontade genuína de que a visita corra bem. A dúvida é o que é que isso significa. Com Angola numa nova fase de abertura ao mundo em busca de investidores de peso, que papel para uma pequena economia como a nossa. O ministro dos Negócios Estrangeiros português diz que a oportunidade para Portugal é vastíssima. Desde que se mude o chip “obsoleto” com que nos últimos anos olhámos Angola. Pelo sim, pelo não, Marcelo Rebelo de Sousa quer ir quanto antes a Luanda. Carregado de afeto

Não foi por acaso que Marcelo Rebelo de Sousa se antecipou à chegada de João Lourenço a Portugal com uma entrevista à Rádio Nacional de Angola onde se fez convidado para ir quanto antes a Luanda. “Marquem a data que eu vou já”, afirmou o Presidente português, e a formalização do convite do seu homólogo angolano deverá ocorrer durante a visita de Estado que Lourenço inicia esta quinta-feira a Portugal.

Marcelo tem pressa porque sabe que o novo ciclo lançado pelo novo poder em Angola é de abertura ao exterior para lá dos velhos países irmãos e, por muito que esta visita seja um êxito (estão mais de 20 acordos na forja para serem assinados) é vital continuar a regar a cumplicidade afetiva que as relações históricas entre os dois países e respetivas comunidades civis tornam na maior vantagem bilateral.

A última visita de um Presidente angolano a Portugal foi há 10 anos e as relações foram muito marcadas de então para cá por um formato que o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, esta quarta-feira dizia ao Expresso estar “completamente obsoleto”. Porquê? Porque predominaram “duas formas de perceção”, a primeira de que tínhamos “o direito de examinar a evolução política e institucional de Angola”, e a segunda que nos levou sempre a olhar para aquele país como “um mercado para exportações, construção civil e obras públicas”. Santos Silva contrapõe uma nova fase.

Agora, que o “irritante” judicial em torno do processo que corria em Lisboa contra o ex-Presidente angolano Manuel Vicente está enterrado, o chefe da diplomacia portuguesa foca a conversa na oportunidade “vastíssima” que o novo ciclo angolano – de abertura ao exterior, privatização da economia, captação de investimento estrangeiro e formação acelerada de quadros (Lourenço assumiu em entrevista ao Expresso que conta com médicos e professores portugueses) – pode significar, se não for desperdiçada.

É nisso que Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Augusto Santos Silva, seis ministros setoriais e largas dezenas de empresários vão trabalhar durante os três dias da permanência de João Lourenço em Lisboa.

O programa, intenso, começa e acaba no palácio de Belém, onde o Presidente de Angola é recebido quinta-feira de manhã por Marcelo Rebelo de Sousa antes de uma curta declaração de ambos à imprensa, e termina no sábado ao almoço, quando ambos terão, então, uma conversa a sós.

O segundo dia da visita, sexta-feira, será dedicado à assinatura de cerca de 20 protocolos (quando o primeiro-ministro António Costa esteve em Luanda em setembro, ficaram alinhavados 11) nas mais diversas áreas, da agricultura à educação, passando pela cooperação marítima. E é no Porto que, após a reunião de Lourenço com o primeiro-ministro português e membros do respetivo Governo, decorrerá o Forum Económico para o qual já se inscreveram mais de 300 empresários e que funcionará como uma cimeira dos interesses bilaterais em matéria de investimento.

QUE PRESENÇA ANGOLANA NA ECONOMIA PORTUGUESA?

João Lourenço prepara a abertura de sectores vitais da economia angolana à iniciativa privada e é neste contexto que Portugal quer ver que posição relativa consegue segurar face aos contactos que o sucessor de José Eduardo dos Santos manteve no último ano, da China à Alemanha, passando por Espanha ou França. Até porque, como sublinham fontes oficiais em Lisboa, o Presidente de Angola foi cauteloso e delicado na entrevista que deu ao Expresso, mas não deixou dúvidas sobre a intenção de o Estado angolano sair da Galp e do BCP. Ou seja, o contencioso “irritante” está enterrado, mas Lourenço foi suficientemente vago sobre o que projeta em termos de presença angolana na economia portuguesa.

Jorge Coelho, que como homem forte dos contactos internacionais da Mota Engil conheceu bem de perto a realidade angolana e que aceitou lançar em Lisboa, na próxima terça-feira, o livro “Notícias do Palácio”, do jornalista angolano Luís Fernando sobre João Lourenço, reconhece o desafio. “Todos vamos ter que nos adaptar a este novo ciclo”, afirmou Coelho ao Expresso, convicto de que “Portugal não ficou para trás”, embora “Angola tenha um potencial de crescimento que não pode continuar a contar só com uma economia pequena como a portuguesa” e os dois países vão ter que se habituar a relacionar-se “num mundo muito mais aberto e diversificado”. “Há uma coisa que mais ninguém tem”, acrescenta Jorge Coelho, “é a língua. E isso é uma mais valia extraordinária”. Por isso, Coelho acredita que cativar os laços preferenciais é essencial: “Esta visita é muito importante e a que o Presidente Marcelo fará a Angola brevemente é importantíssima”, afirma.

DISCURSO “RARO” NO PARLAMENTO, COM MARCELO A OUVIR

O programa mais político da visita é nesta quinta-feira e tem direito a uma honra especial, que a história diz só estar reservado aos amigos também especiais. João Lourenço visita a Assembleia da República, onde será recebido pelo Presidente Ferro Rodrigues e fará um discurso perante os deputados, na presença do Governo e do Presidente português, que estará lá a ouvi-lo.

Até agora, tiveram direito a esta distinção o rei Juan Carlos de Espanha, o Presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso mas também Lula da Silva, e os Presidentes Joaquim Chissano, de Moçambique, e Ramos Horta, de Timor.

Depois da manhã no Palácio de Belém, com uma visita ao túmulo de Camões nos Jerónimos e um eventual passeio a pé com Marcelo entre um ponto e outro, e depois de discursar à tarde no Parlamento, João Lourenço desloca-se à câmara de Lisboa para receber as chaves da cidade das mãos de Fernando Medina. Daí segue para o Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária, na companhia do ministro da Agricultura. O setor agro-pecuário está na mira dos investidores portugueses.

MARCELO QUERIA MAS HÁ POUCA RUA

Ao contrário do que chegou a ser pensado por Marcelo Rebelo de Sousa, a visita de João Lourenço não tem previsto nenhum contacto de rua muito informal. Eventualmente, uma passeata a pé do Palácio de Belém até aos Jerónimos, quem sabe se com direito a um pastel de Belém. O resto ficará para o primeiro-ministro que, no Porto, na sexta-feira, acompanhará o PR angolano.

O programa oficial apenas prevê um encontro com a comunidade angolana em Portugal num hotel da Invicta. Informalmente, fontes ligadas à preparação da visita admitem que possa ocorrer algum “saltinho” à rua.

No sábado, João Lourenço fecha, então, a visita a Portugal com o tête-a-tête ao almoço com Marcelo em Belém. E falará a vários orgãos de comunicação social portugueses. A visita do PR português a Angola poderá ser anunciada. Março, apurou o Expresso, é o mês na calha.

Fonte: Expresso

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading