ComunidadesDestaques

João Lourenço vai visitar oficialmente a Rússia no início de Abril

O Presidente da República, João Lourenço vai efectuar uma visita oficial à Rússia no início de Abril, disse ontem à agência Lusa fonte oficial, adiantando que já seguiu para Moscovo o chefe da diplomacia angolana, para preparar a deslocação.

A fonte não adiantou a data precisa da deslocação de João Lourenço a Moscovo, limitando-se a indicar que a visita decorrerá em Abril e que Casa Civil do Presidente da República irá, em breve, divulgá-la.

Entretanto, uma fonte da Vivências Press em Luanda, garante que a visita de João Lourenço à Rússia deverá ocorrer de 02 a 05 de Abril.

Num comunicado do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), é indicado que o chefe da diplomacia angolana, Manuel Augusto, seguiu ontem para Moscovo com o intuito de preparar a visita de João Lourenço.

No documento é salientado que as relações “privilegiadas” entre Angola e Rússia conheceram o seu “ponto alto” em 1976, altura em que Moscovo (então capital da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas -URSS) e Luanda assinaram o Tratado de Amizade e Cooperação.

“De 1976 até aos dias que correm, as relações entre os dois países passaram por diferentes etapas de cooperação, sendo actualmente mais significativas nos sectores da Energia, Geologia e Minas, Ensino Superior, Formação de Quadros, Defesa, Interior, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pescas, Transportes, Finanças e Banca”, lê-se no comunicado.

O MIREX estima que cerca de 1.000 cidadãos russos residem em Angola, dando conta de pelo menos 1.500 angolanose a viver na Rússia.

No comunicado é recordado que, a 05 de Março de 2018, esteve em Luanda o ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Serguei Lavrov, altura m que “foram reforçados os laços de amizade e cooperação”.

Já este mês, o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto esteve em Moscovo, depois de participar numa reunião sobre direitos humanos em Genebra, após o que se seguiu uma passagem pelo Dubai.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading