João Lourenço visita os Emirados Árabes Unidos

O Presidente da República, João Lourenço, deixa Luanda na noite deste sábado, 12 com destino aos Emirados Árabes Unidos, onde deverá realizar uma visita oficial de 13 a 15 de Janeiro, segundo avançou uma fonte da Vivências Press News.

Na terça-feira, 15 de Janeiro, João Lourenço será orador na cimeira “O Futuro de África”, um evento da iniciativa das autoridades de Abu Dhabi com a finalidade de debater o desenvolvimento do continente africano.

publicidade

João Lourenço deverá ser recebido em Abu Dhabi pelo xeque Mohamed Zayed Al Nahyan, Príncipe herdeiro de Abu Dhabi e vice-comandante supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, devendo visitar também o Dubai, que é um dos mais importantes centros de turismo, comércio e negócios Internacionais.

O reforço da cooperação bilateral, a diversificação da economia , a atracção de investimentos , o combate à corrupção e o repatriamento de capitais são alguns temas da agenda do chefe de Estado angolano nesta visita ao Emirados Árabes Unidos.

Angola e os Emirados Árabes Unidos são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e rubricaram, em Junho de 2015, dois acordos, sendo um de cooperação económica e técnica, sendo o outro de criação da comissão mista entre os dois Estados.

publicidade

Faça já a sua assinatura: formulário de assinatura
Contactos editoriais: jornalkandandu@gmail.com

Publicidade: vivenviaspress@gmail.com

Os dois países cooperam nas áreas do petróleo, gás, agricultura, transportes, geologia e minas, entre outras. A cooperação entre as petrolíferas dos dois países pode ser explorada em áreas como a energia, mineração de fosfatos, petroquímica, shipping, transporte por pipelines.

Em Setembro, durante uma visita do presidente do conselho de administração, a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), Carlos Saturnino, manifestou interesse em desencadear contactos mais intensos com as suas congéneres dos Emirados Árabes Unidos.

Angola pretende obter da companhia petrolífera local, a Abu Dhabi National Oil (ADNOC) a sua experiência no transporte, refinação, petroquímica, distribuição e comercialização de derivados de petróleo. Enquanto que procura na Mubadala, empresa de investimento global, com actuação em 13 sectores e presença em mais de 30 países, estabelecer parceria no ramo dos petróleos.

Em Outubro, João Lourenço fez uma escala técnica em Abu Dhabi (proveniente da China) e manteve um encontro com o Sheik Hamdan Bin Zayed Al Nhayan.

Em Dezembro de 2017, o xeque Mohamed Bin Zayed Al Nhayan, efectuou una visita oficial de dois dias ao nosso país, tendo sido recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta.

José Andrade de Lemos é desde 10 de Novembro de 2014, o embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola nos Emirados Árabes Unidos.

Deixe o seu comentário