Jornalista Amílcar Xavier e RNA em “pé de guerra”

Amílcar Xavier terá sido surpreendido pela direcção da Rádio Nacional Angola (RNA) com a suspensão da condução do programa radiofónico por alegada “incompatibilidade e dupla efectividade”. O jornalista, que se diz autor e mentor do programa, mostra-se inconformado com a decisão. O caso deve chegar às barras do tribunal.

O programa é o África Magazine, emitido nas manhãs de sábado na RNA, e tem como apresentador Amílcar Xavier . O jornalista surpreendeu os ouvintes ao despedir-se do programa no passado sábado, 12 de Janeiro.

publicidade

“Bom dia ! Este é o meu último programa”, anunciou Amílcar Xavier, sobre uma desvinculação que, fora da emissão, nos corredores da RNA, tem feito “correr muita tinta”.

Segundo apurou o Novo Jornal, inconformado com a decisão da RNA, que terá recorrido à incompatibilidade (Amílcar Xavier é director de Informação da TV Zimbo), para dispensar os préstimos do jornalista. Amílcar Xavier mostra-se indignado e promete não “entregar de bandeja” o comando do programa.

“Ele [Amílcar Xavier] criou o programa em 2001. De lá para cá tem sido o apresentador. A Direcção [da RNA] não pode alegar incompatibilidade para suspender o seu vínculo ao programa”, disse uma fonte próxima de Amílcar Xavier.

Adiantou que o jornalista se sente perseguido pela nova direcção da RNA, por entender que está a reagir em dualidade de critérios.

publicidade

Faça já a sua assinatura: formulário de assinatura
Contactos editoriais: jornalkandandu@gmail.com

Publicidade: vivenviaspress@gmail.com

“O Vaz Kinguri, director da Rádio 5, relata jogos na ZAP. A Kinna Santos apresenta os jornais aos sábados e está na TV Record. A Leda Macuéria apresenta jornais ao fim-de-semana e está na ZAP, mas ninguém os importuna. Tiraram-no [Amílcar Xavier] dos noticiários e agora querem-no afastar do programa que ele próprio criou. É uma decisão injusta e persecutória”, considera a fonte.

Contactado pelo Novo Jornal, Amílcar Xavier recusou-se a prestar declarações a respeito, adiantando apenas, que “vai lutar pela defesa dos seus interesses” e que já constituiu advogado.

Paula Simons, administradora de Conteúdos da RNA, afirmou que o programa “África Magazine pertence à RNA” e que “houve um acordo para que Amílcar Xavier, o apresentasse até ao final do ano passado”, informando que, à semelhança da condição de Amílcar Xavier, outros jornalistas da RNA estão a ser chamados para reverem a sua condição laboral.

Amílcar Xavier é formado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e exerce jornalismo desde o dia 02 de Julho de 1988, quando aos 22 anos de idade ingressou nos quadros da Rádio Nacional de Angola.

Fonte : Novo Jornal.

1 comments

Penso que as questões de incompatibilidade e dupla efectividade devem ser bem analisadas com calma e rigor dentro dos prós e contras.

Deixe o seu comentário