ComunidadesDestaques

José Eduardo dos Santos deve iniciar amanhã viagem de regresso a Angola

O ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos deve iniciar amanhã, 15 de Maio, a sua viagem de regresso ao país.

De acordo com o documento que a Vivências Press News teve acesso, José Eduardo dos Santos viajará acompanhado de três seguranças , o seu médico particular e também o general Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”, num avião comercial da aérea portuguesa TAP.

O voo TP 289 tem saída prevista do Aeroporto Humberto Delgado para as 23h:35 (mesma hora em Luanda) desta quarta-feira, 15 de Maio e deverá escalar o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro em Luanda quando forem 07h:05 de quinta-feira, 16 de Maio.

José Eduardo dos Santos está desde o dia 16 de Abril em Espanha, onde esteve a realizar exames médicos.

Numa decisão sem precedentes, o anterior Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, recusou qualquer tipo de apoio logístico do Estado angolano na viagem o que levou para Espanha (como uma curta escala em Portugal).

O actual Presidente, João Lourenço, ficou embaraçado com a situação e chegou mesmo a deslocar-se à residência de José Eduardo dos Santos no Miramar. Não conseguiu, no entanto, demover o seu antecessor, que não saía de Angola desde Outubro de 2017.

“Não acredito que José Eduardo dos Santos tenha interesse em regressar tão cedo. Além da sua situação de saúde e os exames médicos, esta viagem é também uma forma de ele [ José Eduardo dos Santos] estar perto das duas filhas que se dizem impedidas de regressar ao país e vítima de uma perseguição de João Lourenço. A reserva da viagem está feita mas não acredito que regresse agora”, disse um antigo governante angolano.

No próximo dia 15 de Junho, MPLA realiza o seu VII congresso extraordinário, a grande incógnita é a de saber se José Eduardo dos Santos estará em Angola para acompanhar de perto um congresso que vai provocar alterações profundas na estrutura interna do partido.

“O MPLA vai discutir a vida interna do partido, os desafios políticos, económicos e sociais . Um dos grandes desafios é o da renovação do próprio partido, há problemas com o choque de gerações, há problemas relacionados com a ética e disciplina dos militantes. A forma como alguns militantes usam as redes sociais e a comunicação social para abordar problemas internos do MPLA é também algo que preocupa as actuais lideranças do partido. Este será o congresso das reformas tal como fez José Eduardo dos Santos no I Congresso Extraordinário em 1980”, afirma uma fonte do MPLA.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading