ComunidadesDestaques

José Luís de Matos é o novo embaixador de Angola no Reino de Espanha

O novo embaixador de Angola no Reino de Espanha, José Luís de Matos, entregou hoje , no Palácio de Zarzuela em Madrid, as cartas credenciais ao Rei Filipe VI.

José Luís de Matos, ex-ministro da Comunicação Social e antigo diplomata na missão de Angola junto da ONU em Nova Iorque, torna-se no sétimo embaixador extraordinário e plenipotenciário da Repúblicade Angola em Espanha.

Na breve troca de impressões entre o monarca e o diplomata angolano, foi reiterada a vontade dos dois países de aprofundarem as relações de cooperação e de amizade já bastante fortes entre os dois estados.

O novo embaixador foi nomeado a 7 de Fevereiro deste ano pelo Presidente da República, João Lourenço, para dar impulso às relações entre Angola e Espanha, no quadro do novo paradigma de diplomacia económica com o qual o país pretende atrair mais investimentos externos, na qual a Espanha se encaixa como prioridade.

Angola é um parceiro estratégico de Espanha em África. As relações bilaterais entraram numa nova fase, com a introdução de políticas conjuntas destinadas a dar seguimento à cooperação em domínios mais alargados de intervenção e de interesse comum.

Neste sentido, Angola e Espanha vão assinar em breve acordos de cooperação nos domínios da segurança e ordem pública, pescas, agricultura, transportes aéreos, cultura, desporto, sobre novas tecnologias e de protecção recíproca de investimentos.

Em 2017, Angola exportou bens no valor de 939 milhões de euros dos quais 98% provenientes do petróleo, registando assim um aumento de 19,3% em relação ao ano de 2016.

Angola representa para Espanha o décimo-sétimo fornecedor com destaque para o petróleo, sendo 2,3% do crude consumido neste país ibérico. A nível africano, posiciona-se como quarto fornecedor e terceiro cliente.

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading