José Luís de Matos é o novo embaixador de Angola no Reino de Espanha

kalola Store

O novo embaixador de Angola no Reino de Espanha, José Luís de Matos, entregou hoje , no Palácio de Zarzuela em Madrid, as cartas credenciais ao Rei Filipe VI.

José Luís de Matos, ex-ministro da Comunicação Social e antigo diplomata na missão de Angola junto da ONU em Nova Iorque, torna-se no sétimo embaixador extraordinário e plenipotenciário da Repúblicade Angola em Espanha.

Na breve troca de impressões entre o monarca e o diplomata angolano, foi reiterada a vontade dos dois países de aprofundarem as relações de cooperação e de amizade já bastante fortes entre os dois estados.

O novo embaixador foi nomeado a 7 de Fevereiro deste ano pelo Presidente da República, João Lourenço, para dar impulso às relações entre Angola e Espanha, no quadro do novo paradigma de diplomacia económica com o qual o país pretende atrair mais investimentos externos, na qual a Espanha se encaixa como prioridade.

Angola é um parceiro estratégico de Espanha em África. As relações bilaterais entraram numa nova fase, com a introdução de políticas conjuntas destinadas a dar seguimento à cooperação em domínios mais alargados de intervenção e de interesse comum.

Neste sentido, Angola e Espanha vão assinar em breve acordos de cooperação nos domínios da segurança e ordem pública, pescas, agricultura, transportes aéreos, cultura, desporto, sobre novas tecnologias e de protecção recíproca de investimentos.

Em 2017, Angola exportou bens no valor de 939 milhões de euros dos quais 98% provenientes do petróleo, registando assim um aumento de 19,3% em relação ao ano de 2016.

Angola representa para Espanha o décimo-sétimo fornecedor com destaque para o petróleo, sendo 2,3% do crude consumido neste país ibérico. A nível africano, posiciona-se como quarto fornecedor e terceiro cliente.

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.