DestaquesMundo

Juiz ordena libertação imediata de Lula da Silva

O juiz ordenou a libertação imediata de Lula da Silva . Neste momento, refere o jornal brasileiro “A Folha de São Paulo”, o ex-Presidente já deixou o edifício da prisão de Curitiba, onde estava detido há 19 meses. A decisão do juiz federal Danilo Pereira Júnior acontece um dia depois de o Supremo Tribunal Federal ter barrado a continuação da detenção.

Assim, com seis votos favoráveis e cinco contra, o tribunal alterou uma decisão de 2016, decretando que ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado ( ou seja, quando já terminaram todas as hipóteses de recurso), considerando que a execução provisória ( que era o que acontecia até agora com Lula), viola o princípio da presunção de inocência.

A decisão poderá beneficiar cerca de cinco mil presos, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça. Após esta decisão, o tempo que os presos já cumpriram ser-lhes-á descontado ao período total da pena no caso de eles terem de voltar ao regime fechado após o esgotamento de todos os recursos.

Em Setembro, Lula já tinha cumprido um sexto da pena imposta pelo Superior Tribunal de Justiça no caso triplex. A pena foi reduzida neste tribunal para oito anos, 10 meses e 20 dias de prisão. O antigo Presidente também foi condenado em primeira instância a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia. Mas esta condenação foi anulada porque a defesa apresentou as suas considerações finais na mesma altura que os delatores.

Desde que se entregou à polícia em Abril do ano passado, o antigo Presidente brasileiro Lula da Silva conheceu vários reveses , incluindo ver-se impedido de concorrer às eleições presidenciais e perder um irmão e um neto.

Fonte: Expresso.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading