Júri anuncia vencedores do Prémio Nacional de Cultura e Artes

O júri do Prémio Nacional de Cultura e Artes apresentou nesta segunda-feira, em Luanda, a os resultados do trabalho desenvolvido desde Maio deste ano para a escolha dos galardoados na presente edição, cuja gala acontece a 9 de Novembro próximo.

Durante o encontro com a ministra Carolina Cerqueira, na presença da secretaria de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, o presidente do júri, o docente universitário Vatomene Kukanda, referiu-se ao trabalho da equipa que culminou com a lista final, cujos contemplados serão conhecidos na quarta-feira em conferência de imprensa.

Vatomene Kukanda destacou o facto do júri trabalhado com algumas limitações em virtude das dificuldades de deslocações às demais províncias do país, mas que cumpriu com zelo e rigor o seu trabalho.

 

A ministra manifestou satisfação pelos resultados apresentados por corresponderem aos anseios da comunidade cultural angolana, tendo em conta a diversidade dos contemplados na presente edição, assim como a observância de valores como a reconciliação e unidade nacional, a inclusão social, o respeito pelas várias sensibilidades políticas e a representatividade das regiões do país.

Mantidos ainda no “segredo dos deuses” os nomes dos vencedores desta edição, Carolina Cerqueira afirmou que a escolha responde a rica diversidade cultural angolana.

A dirigente destacou que o mérito dos galardoados na presente edição reside no facto de serem figuras que muito deram e continuam a dar em prol da cultura e da afirmação da sociedade angolana, a elevação da identidade naci9onal e valorização da cultura e das artes.

O Prémio Nacional de Cultura e Artes é atribuído nas categorias de literatura, artes plásticas, dança, música, teatro, cinema e audiovisuais, investigação em ciências humanas e sociais, festividades culturais populares e jornalismo cultural.

O Prémio Nacional de Cultura e Artes é a mais importante distinção do Estado Angolano neste sector, tendo como principal objectivo incentivar a criação artística e cultural, bem como a investigação científica no domínio das ciências humanas e sociais.

O prémio constitui uma homenagem e incentivo ao génio criador dos angolanos, de modo a perpetuar entre os cidadãos ideias tendentes à compreensão das múltiplas formas da criação artística e diversidade das manifestações linguísticas e culturais do povo e da Nação.

Deixe o seu comentário