DestaquesPolítica

Kangamba responde em liberdade sob termo de identidade e residência

O empresário e político Bento Kangamba foi posto em liberdade, esta segunda-feira, depois de ter sido ouvido pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e vai responder o processo de burla por defraudação sob Termo de Identidade e Residência (TIR).

Bento Kangamba foi detido pela PGR sábado último na província do Cunene, quando tentava fugir para a vizinha Namíbia na sequência de uma investigação criminal por burla e defraudação.

O porta-voz da PGR, Álvaro João, afirmou esta terça-deira que a par daquela medida de coação, o general está também interditado de sair do país e obrigado a apresentação quinzenal às autoridades

Segundo informação da PGR, o mandato de captura que determinou a detenção de Bento Kangmba foi emitido pelo facto de o empresário não responder a três notificações da Procuradoria-Geral.

Em comunicado, a PGR esclareceu que durante a detenção de Bento Kangamba, foram encontrados em sua posse “valores monetários por contabilizar e uma arma de fogo.

Assessor refuta fuga do general

A assessoria de imprensa de Bento Kangamba, num comunicado, refutou que o empresário estivesse a fugir.

Estava de regresso de Changongo (Cunene), a caminho de Luanda. Apenas tinha em sua posse KZ 900.000 e os documentos pessoais, nomeadamente, o Bilhete de Identidade e a carta de condução.

A nota acrescenta que não estava em posse de nenhum passaporte ou outro título de viagem, que lhe possibilitasse ou permitisse o acesso ao território namibiano e muito menos transportava consigo dinheiro estrangeiro, como foi noticiado.

Sobre a arma encontrada na posse do empresário, a nota informa que “a pistola de que faz menção o comunicado da PGR pertence ao Agente da Polícia Nacional, escolta de Bento Kangamba, e constitu mais um elemento probatório de que não tencionava atravessar a fronteira, pois não poderia fazê-lo em posse de uma arma de fogo.”

Com Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading