DestaquesEconomia

Kwanza valoriza ligeiramente face ao euro e ao dólar

A moeda nacional continua a manter a tendência de estabilidade face à europeia e à norte-americana, apreciando-se esta sexta-feira ligeiramente face ao euro e ao dólar, segundo dados do Banco Nacional de Angola (BNA).

Segundo o BNA, a moeda europeia cotou-se esta sexta-feira nos 352,670 kwanzas/euro, face aos 354,013 kwanzas/euro de segunda-feira, e 310,094 kwanzas/euro em relação aos 310,947 kwanzas/dólar registado há dois dias. Em relação à moeda europeia, e depois de há quase três semanas ter atingido mínimos históricos (355,057 kwanzas/euro), a angolana oscilou desde então entre os 350 e os 353 kwanzas/euro.

Desde Janeiro deste ano, quando valia 185,40 kwanzas/euro, a moeda angolana, porém, já se depreciou 47,429%. Idêntico cenário passou-se com a moeda norte-americana que há duas semanas se mantém relativamente estável, embora desde Janeiro, quando se situava nos 165,92 kwanzas/dólar, a moeda angolana depreciou-se 46,493.

No mercado paralelo, a moeda europeia, depois de um pico em que atingiu na semana passada valores superiores a 470 kwanzas/euro, tem-se mantido estável desde então entre os 440 e 460 kwanzas, com a norte-americana a situar-se entre os 390 e 410 kwanzas.

Acabadas as sessões de venda trissemanais de divisas em leilão aos bancos comerciais, iniciadas a 9 de Janeiro último, o BNA está desde 01 de Novembro a proceder a operações diárias, tendo indicado esta sexta-feira que, em Dezembro, pretende colocar no mercado primário 1.200 milhões de dólares (1.054 milhões de euros).

A 02 deste mês, em declarações à agência Lusa, o administrador do BNA, Pedro Castro e Silva, garantiu que a pressão sobre as divisas em Angola “terminou”, após as medidas que geraram uma maior previsibilidade no mercado cambial e uma melhor comunicação com os bancos comerciais.

O facto de, desde Janeiro, o kwanza ter-se depreciado significativamente ao longo do ano estava previsto no âmbito do Programa de Estabilidade Macroeconómica (PEM), que passou por uma maior liberalização da taxa de câmbio. “Esta tarefa está cumprida e já não temos mais nenhum ajustamento a fazer”, sublinhou Castro e Silva, para justificar a relativa estabilidade da moeda nacional nas últimas semanas.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading