ComunidadesDestaques

Leitores do Expresso elegem João Lourenço como a figura internacional de 2018

O Presidente da República, João Lourenço é a figura internacional 2018, segundo uma votação online dos leitores do semanário Expresso.

O chefe de Estado angolano cuja recente visita a Portugal mostrou um político com um claro distanciamento face ao seu antecessor, José Eduardo dos Santos, obteve 41% dos votos na eleição online, tendo deixado o Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, em segundo lugar, com 27%.

O terceiro lugar do pódio foi ocupado ex-aequo pelo Presidente chinês, Xi Jinping, e pelo seu homólogo dos EUA, Donald Trump, com 15% das preferências.

Jornalistas do Expresso consideram João Lourenço a terceira figura internacional de 2018

Dando continuidade a uma iniciativa que remonta a 1981, os jornalistas do Expresso elegeram as figuras e acontecimentos nacionais e internacionais de 2018.

Em Portugal, Joana Marques Vidal, ex-Procuradora -Geral da República foi eleita pela redacção do Expresso, como a figura nacional 2018. A escolha para figura internacional 2018, recaiu em Jair Bolsonaro, Presidente eleito do Brasil.

O Presidente da República, João Lourenço foi considerado pelos jornalistas do Expresso , a terceira figura internacional de 2018, aparecendo atrás de Xi Jinping, Presidente da China.

“Cumprido um ano de mandato, João Lourenço galvanizou a maioria dos angolanos na luta contra a corrupção, que anunciara como prioridade. Apesar de insistir de que não há tensão política angolana, Lourenço destituiu dois filhos do seu antecessor: Isabel dos Santos, da Sonangol, e Filomeno dos Santos, do Fundo Soberano, de cargos para os quais estes haviam sido nomeados pelo pai. O estado de graça de que Lourenço goza poderá ter fim à vista se a economia do país não começar a crescer rapidamente, uma vez que está por sentir uma verdadeira mudança na vida dos cidadãos”, escrevem os jornalistas do Expresso.

A “nova imagem da governação” em Angola, o “estabelecimento de compromissos económicos” com certos parceiros internacionais e o “estreitamento de laços diplomáticos”, foram factos relevantes na votação por parte dos profissionais do jornal português.

“João Lourenço lançou uma nova imagem da presidência, estreitou laços diplomáticos e estabeleceu compromissos e acordos económicos com um vasto leque de parceiros , de Portugal à China, e abrindo o país ao FMI. Importante será também a aproximação à sociedade civil, como ocorreu com a recepção no Palácio Presidencial de proeminentes opositores ao regime. Mas os maiores testes à abertura serão aqueles em que a iniciativa não parte de Lourenço. Intelectuais e politólogos desafiam o Presidente a alterar a Constituição no sentido de reduzir os seus próprios poderes. João Lourenço não é José Eduardo dos Santos, mas detém os mesmos poderes”, concluem os profissionais do Expresso.

No ano passado , os jornalistas do Expresso consideraram a eleição de João Lourenço como o acontecimento internacional 2017, o nome de João Lourenço fez parte da lista dos candidatos ao título de figura internacional do ano, cuja escolha recaiu sobre Emmanuel Macron, Presidente francês (com 27,69% dos votos). O Presidente angolano foi a quarta figura internacional com 11,86% dos votos. Kim Jong -un, líder da Coreia do Norte foi a terceira figura internacional (14,14%), tendo o homem que liderou um processo autonomista na Catalunha, Charles Puigdemont sido a segunda figura internacional mais votada com 22,61% dos votos.

Ainda em 2017, o jornal diário português, Correio da Manhã considerou João Lourenço como a segunda figura internacional de 2017, numa lista liderada por Donald Trump, Presidente dos EUA e superando Emmanuel Macron, Presidente francês.

Fontes : Expresso, CM

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading