Leitores do Jornal de Notícias consideram João Lourenço a segunda figura internacional de 2018

Numa edição intitulada “Escolhas JN do ano”, publicada no último dia do ano, os leitores do Jornal de Notícias (JN), consideraram João Lourenço, Presidente da República de Angola, como a segunda figura internacional de 2018.

Segundo a votação online organizada anualmente pelo jornal português, o chefe de Estado angolano obteve 18,3% dos votos dos leitores do JN, numa lista liderada pelo Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro com 48,8% dos votos.

João Lourenço superou mesmo Kim Jong-un, Presidente da Coreia do Norte (15,7%), Angela Merkel, Chanceler alemã (14,6%) e Matteo Salvini, ministro do Interior e vice-primeiro-ministro da Itália, no chamado Top cinco das figuras internacionais escolhidas pelos leitores do JN.

O Presidente da República esteve em destaque na imprensa portuguesa durante o ano de 2018. De 22 a 24 de Novembro, João Lourenço realizou a terceira visita de Estado de um Presidente angolano a Portugal, depois das visitas de Estado efectuadas pelo seu antecessor, José Eduardo dos Santos em 1987 e 2009.

Em 2018, João Lourenço foi figura de destaque nos principais órgãos de comunicação social portugueses:

– Figura internacional de 2018 pelo Jornal de Negócios.

– Figura internacional 2018 pelos leitores do Expresso: João Lourenço obteve 41% dos votos, seguido de Jair Bolsonaro, Presidente eleito do Brasil com 27% dos votos .

-Figura internacional do ano SIC- Numa votação online lançada pelo político e comentador Marques Mendes, onde participaram mais de 6 mil telespectadores da SIC, João Lourenço obteve 61,6% dos votos. O chefe de Estado angolano superou Jair Bolsonaro, Presidente eleito do Brasil (27,6%) e Xi Jinping, Presidente da China (10,8%).

-Terceira figura internacional de 2018 pelos jornalistas do Expresso – Cumprindo uma iniciativa que remonta a 1981, os jornalistas do semanário Expresso elegeram as figuras internacionais de 2018. A escolha para a figura internacional de 2018, recaiu em Jair Bolsonaro. João Lourenço foi considerado pelos jornalistas do Expresso, a terceira figura internacional do ano, aparecendo atrás de Xi Jinping.

No ano passado, os jornalistas do Expresso consideraram a eleição de João Lourenço como o acontecimento internacional de 2017. O nome de João Lourenço fez parte da lista dos candidatos ao título de figura internacional do ano, cuja escolha recaiu sobre Emmanuel Macron, Presidente francês (27,69% dos votos). João Lourenço foi a quarta figura internacional com 11,86% dos votos. Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte foi a terceira figura internacional (14,14%), tendo o homem que liderou um processo autonomista na Catalunha, Charles Puigdemont sido a segunda figura internacional mais votada com 22,61% dos votos.

Ainda em 2017, o diário português, Correio da Manhã, considerou João Lourenço como a segunda figura internacional de 2017, numa lista liderada por Donald Trump, Presidente dos EUA e superando Emmanuel Macron, Presidente francês.

Jornal de Notícias, também conhecido por JN, é um jornal diário português, fundado em 1888, na cidade do Porto em Portugal. Tem uma tiragem média de 63 mil exemplares, o que o coloca em segundo lugar entre os jornais diários de informação geral em Portugal.

Com o fecho dos seus concorrentes “O Comércio do Porto”, a 30 de Julho de 2005, e “O Primeiro de Janeiro”, no final de 2014, tornou-se o único diário publicado no Porto. O Jornal de Notícias pertence ao Global Media Group, também proprietários do Diário de Notícias e da rádio TSF.

Vivências Press News.

Deixe o seu comentário