DestaquesSociedade

Licínio Januário lança plataforma de streaming no Brasil

O actor, director e dramaturgo angolano Licínio Januário lançou, no dia 25 de Dezembro de 2020, no Brasil, onde reside há mais de 10 anos, a Wolo TV, primeira plataforma de streaming com conteúdo focado na população negra, baptizada pela revista EXAME como a “Netflix da diversidade”.

O projecto chegou a público em parceria com Leandro Lemos, que possui mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia no Brasil e nos Estados Unidos, e representa 110 milhões de pessoas negras no Brasil, com temas como cultura urbana, diversidade regional e de narrativas, de acordo com o comunicado recebido.

A Wolo TV tem como objectivo ser uma plataforma de streaming com a cara do Brasil. Licínio Januário explica que “o grande objectivo” da Wolo TV é “promover o empoderamento intelectual e económico” da população negra do Brasil, pois, afirma-se no comunicado, naquele país sul-americano, apesar de a população negra ser “a grande precursora dos movimentos culturais”, o dinheiro gerado “não volta” para esta franja populacional.

“No Brasil, você não vê pessoas negras em lugares de destaque económico e financeiro como os negros em outros lugares do mundo. Então, é a nossa hora aqui, no Brasil, assumir este lugar e protagonismo em todas as instâncias”, afirmou o fundadora da plataforma, avançando que a  Wolo TV pretende expandir-se para países como Angola e Portugal, pois o objectivo é descentralizar o mercado, com vista a expandi-lo.

Disse ainda que se trata de um projecto “estratégico” que visa fazer o mesmo que os EUA, a Nigéria e a África do Sul estão a fazer. “Eles estão todos conectados, hoje em dia. Você vê a Beyoncé a fazer um filme com muita influência do Afrobeat, e a nossa grande missão é fazer isso com os países lusófonos, conectar Brasil com Angola, Cabo Verde, Portugal, etc.”, esclareceu Licínio Januário em entrevista à revista Mutamba Audiovisual, reforçando que a ideia é pensar a lusofonia como uma só indústria do entretenimento, ainda de acordo com o comunicado de imprensa.

Entretanto, a primeira produção audiovisual que foi lançada é a comédia A Casa da Vó, que tem participações especiais do rapper e produtor musical Rincon Sapiência, do actor Wilson Rabelo e do influenciador digital Dum Ice. Atrás das câmaras há mais nomes conhecidos, como os directores de fotografia Sérgio Isidoro e Cris Conceição.

A série de 5 episódios, com meia hora cada, é protagonizada pela cantora Margareth Menezes, a avó Teresa, uma ex-funcionária pública, bem-sucedida, que abriga seus quatro netos em sua casa, no bairro do Jabaquara, para os ajudar a enfrentar o mundo.

Escrita por Licínio Januário com Allex Miranda, Erica Ribeiro e Milena Anjos, a série integra a iniciativa de produzir narrativas positivas e representativas da população negra no Brasil e no mundo.

“No Brasil, um jovem negro é morto pela polícia a cada 23 minutos. Isso é real. O mundo não sabe disso. Para mudar essa realidade, precisamos de mudar a política e a media. Estamos trabalhando com a Wolo TV para usar a tecnologia e a media para mudar como as pessoas negras são representadas por aqui”, declarou Licínio.

Refira-se que o primeiro episódio é gratuito e os quatro seguintes serão disponibilizados mediante pagamento único a preço promocional. Para ver a série, os utilizadores têm de instalar a app da Wolo TV no smartphone, tablet ou aceder ao site http://www.wolo.tv.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading