Notícias

Líder da CASA-CE preparar eleições angolanas de 2022

O líder da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), Abel Chivukuvuku, prescindiu de ser deputado na IV legislatura e anunciou hoje que se vai concentrar na direção daquela formação política, preparando as eleições gerais de 2022.

Abel Chivukuvuku liderou a lista da CASA-CE às eleições gerais angolanas de 23 de agosto, pelo círculo nacional, ato eleitoral do qual saiu vencedor, com 61% dos votos, o MPLA, partido no poder em Angola desde 1975.

O líder daquela coligação, a terceira força política mais votada em agosto, foi o único dos 220 deputados eleitos (círculos nacional e provinciais) que não tomou posse hoje, na reunião constitutiva da IV Legislatura (2017 – 2022), tendo apresentado uma justificação para a sua ausência.

“Pretendo dedicar toda a minha disponibilidade e atenção à direção da CASA-CE, de que sou presidente, e simultaneamente colaborar com todas as forças vivas da nação, para tal interessadas, para melhorar a qualidade, a seriedade e a legalidade dos futuros processos eleitorais no nosso país, tendo em vista as próximas eleições autárquicas e as eleições gerais de 2022”, lê-se na carta dirigida à Assembleia Nacional, na qual Abel Chivukuvuku explica a ausência.

Afirma, na mesma carta, a que a Lusa teve acesso, que “tendo concorrido ao cargo de Presidente da República de Angola” pela CASA-CE, “o que não se consumou”, pretende “prescindir” do “direito de tomada de posse como deputado eleito à Assembleia Nacional”, permitindo “que seja substituído, de acordo com a lei e segundo a ordem de procedência, pelo candidato suplente subsequente”.

O líder da CASA-CE já tinha anunciado esta possibilidade a 14 de setembro, mostrando disponível para continuar “a servir Angola, fora do parlamento”.

A posição foi expressa por Abel Chivukuvuku no final da III reunião ordinária do Conselho Deliberativo Nacional, na qual foi produzida uma declaração sobre as eleições gerais angolanas, onde a coligação se recusava então a aceitar os resultados “ditados pela CNE (Comissão Nacional Eleitoral) em razão de os mesmos terem resultado, efetivamente, de um processo ilegal, injusto e não transparente”.

Abel Chivukuvuku disse na altura que durante os últimos dias tinha sido recomendado por parte da sociedade angolana “o boicote às instituições resultantes da fraude e da trapaça. Isto é, não tomar assento na Assembleia Nacional”.

“Também simpatizo com essa pretensão. Como já é do conhecimento público, eu, apesar de eleito, continuarei a servir Angola, fora do parlamento. Estarei quotidianamente junto dos cidadãos e dedicar-me-ei a aprofundar a construção da CASA-CE, para os desafios das eleições autárquicas, com datas ainda por definir, e o grande desafio das eleições gerais de 2022”, disse o político.

Nas eleições gerais de 23 de agosto a CASA-CE garantiu, segundo os resultados divulgados pela CNE, 9,45% dos votos e a eleição de 16 deputados, o dobro face ao mandato anterior.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading