Lisboa: Adão Pinto apresenta livro na UCCLA

kalola Store

A Verdade da Minha Jornada – Da Fazenda ao Palco Internacional” de Adão Pinto, é um livro que relembra a benção da vida, a dignidade da herança africana e o anseio de liberdade e de prosperidade do seu país. Um exemplo de determinação desde as plantações de café no Uíge até ao serviço diplomático angolano, construído com generosidade, tolerância e alegria.

O percurso de Adão Pinto revela, desde cedo, uma motivação invulgar para se valorizar através da educação, enfrentando com uma determinação sem falha as dificuldades e os desafios com que foi confrontado: um liceu de elite do tempo colonial, a mudança para a grande cidade, Luanda, para os estudos pré-universitários e, finalmente, a Universidade de Kiev, onde obteve uma licenciatura em Direito e um mestrado em Direito Internacional.

Ao longo da sua vida, Adão Pinto foi observador privilegiado de três paradigmas de organização política, económicas e social : colonial, comunista e comunista e sobre eles tirou as suas próprias conclusões que partilha com o leitor. Uma valiosa memória de um tempo histórico fundacional para a identidade e afirmação de Angola, que Adão Pinto viveu pessoalmente como jovem, como estudante no estrangeiro e como diplomata.

Com este registo autobiográfico, Adão Pinto deixa ” um contributo inestimável para as gerações vindouras para o conhecimento do seu país e para a construção de um futuro mais justo e mais fraterno ” .

O livro ” A Verdade da Minha Jornada -Da Fazenda ao Palco Internacional “, será apresentado nesta sexta-feira, 24 de novembro, pelas 18 horas, na sede da UCCLA. A actividade contará com uma actuação do tenor angolano Nelson Ebo.

Adão Pinto nasceu no dia 2 de Junho de 1960, na cidade do Uíge, província do Uíge. Iniciou a sua carreira diplomática em 1989, como Adido Diplomático na Direcção dos Assuntos Jurídicos e Consulares do MIREX. Em 1993, foi promovido à categoria de Primeiro Secretário do quadro diplomático e destacado para a sua primeira comissão de serviço na Embaixada da República de Angola em Cuba . Em maio de 2001, é promovido à categoria diplomática de Conselheiro e destacado para a sua segunda missão na Embaixada da República de Angola em Washington.

Adão Pinto é desde junho de 2011, Cônsul-Geral de Angola em Nova Iorque. No início deste ano de 2017 foi promovido à categoria de Embaixador de carreira.

A versão em português do livro tem a chancela da editora Mercado de Letras.

3 comments

Excelente diplomata. Conheci-lhe pessoalmente quando era estudante na Republica de Cuba. As suas intervenções sempre foram reconciliatorias e com uma linguagem muito cuidade e tolerante. De facto, e uma pessoal exemplar.

Caro Nelson Silva, gratos pelo envio da mensagem. Obviamente que a faremos chegar ao Embaixador Adão Pinto. Agradecemos também por estar a seguir à nossa página e acompanhar o nosso trabalho.

Um abraço da equipa Vivências Press News.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.