Bairro da JamaicaComunidadesNotícias

Lisboa: Cônsul-geral de Angola visita bairro da Jamaica

Na sua chegada ao bairro do Vale dos Chícharos vulgo “Jamaica “, o cônsul-geral de Angola em Lisboa, Narciso do Espírito Santo Júnior, foi recebido por uma delegação composta por altos responsáveis e funcionários da missão consular angolana na capital portuguesa. De seguida manteve um encontro com moradores do bairro da Jamaica e membros do núcleo constituinte da Associação Angolana em Amora.

Durante a visita de campo, Narciso do Espírito Júnior, recebeu informações sobre os problemas que afligem os membros da comunidade angolana . As difíceis condições de habitabilidade, problemas com a saúde e educação, segurança e saneamento básico, bem como a falta de apoio institucional, foram preocupações apresentadas pelos moradores do bairro.

O dia 09 de dezembro, revela aquela que foi a primeira visita oficial de um cônsul-geral de Angolana em Lisboa ao bairro da Jamaica, foi recebida com muito agrado pelos moradores e serviu para reforçar a estratégia de proximidade, cooperação institucional, integração social, assistência jurídico-consular que tem sido implementada pelo Consulado-Geral de Angola em Lisboa.

” É uma iniciativa louvável. Esta visita do senhor cônsul-geral revela que as nossas instituições estão atentas, conhecem as nossas dificuldades e mostram disponibilidade em apoiar-nos. Agradecemos o gesto, o companheirismo e atitude demonstradas nesta visita que é inédita e ficará para a história da comunidade angolana residente na Jamaica”, disse João Domingos Francisco, de 61 anos de idade e que reside há 25 anos no bairro da Jamaica.

Para Aurora Coxe , 26 anos de idade e residente no bairro da Jamaica já 12 anos, esta visita é “um sinal de que as autoridades não se esqueceram de nós e do nosso sofrimento. O Dr. Narciso do Espírito Santo constatou no terreno as nossas dificuldades. Para nós, esta visita não é apenas simbólica, é também um sinal de que as coisas estão realmente a mudar e a mudar para melhor”.

Narciso do Espírito Júnior, agradeceu o carinho e acolhimento dos moradores, tendo manifestado disponibilidade em trabalhar na busca de soluções visando minimizar as dificuldades e carências da comunidade angolana residente no bairro da Jamaica. Destacou ainda a importância do fortalecimento da “relação institucional e humana que deve existir entre o Consulado -Geral em Lisboa e as associações comunitárias”.

O bairro do Vale dos Chícharos, freguesia de Amora, concelho de Seixal, popularmente chamado de bairro da Jamaica, surgiu nos anos 80 do século passado com a progressiva ocupação por muitas famílias oriundas sobretudo dos PALOP, de prédios por concluir na sequência da falência da empresa construtora. Hoje estima-se que residam no bairro cerca de 250 famílias num total de 1.300 pessoas na sua maioria originárias de São- Tomé e Príncipe, Angola e Guiné -Bissau.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading