Notícias

Lisboa: Ex-procurador Orlando Figueira vai continuar em prisão domiciliária

O ex-procurador do Ministério Público Orlando Figueira vai continuar em prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, determinou o Tribunal Judicial de Lisboa, disse à Lusa fonte judicial.

Orlando Figueira está em “medida de coação privativa de liberdade” desde 23 de fevereiro de 2016, tendo o Tribunal decidido manter a medida após reexame dos pressupostos.

Para a decisão, a que a Lusa teve acesso, o Tribunal considerou que se mantêm “inalterados os pressupostos de facto e de direito que determinam a aplicação ao arguido da medida de prisão preventiva” e que “nada de relevante ou significativo resultou em termos de diminuição das exigências cautelares do processo”.

No despacho, com data de quarta-feira, o Tribunal diz que a decisão de manter a prisão domiciliária tem também em conta, entre outros fatores, “a gravidade objetiva dos factos”, o alarme social deles decorrente, “a intensidade do dolo” ou “os pressupostos cautelares que o caso requer”.

Orlando Figueira está pronunciado por corrupção passiva, branqueamento de capitais, violação de segredo de justiça e falsificação de documentos.

Em causa está o caso “Operação Fizz”, processo em que o ex-vice-Presidente de Angola, agora deputado, Manuel Vicente, é suspeito de ter corrompido, em Portugal, Orlando Figueira quando este era procurador do DCIAP, departamento do Ministério Público que investiga a criminalidade mais grave, organizada e sofisticada, designadamente de natureza económica, num valor estimado em 760 mil euros.

A juíza de instrução do processo confirmou os crimes constantes na acusação e decidiu mandar para julgamento Manuel Vicente, por corrupção ativa em coautoria com o advogado Paulo Blanco e Armindo Pires, branqueamento de capitais, em coautoria com Paulo Blanco, Armindo Pires e Orlando Figueira e falsificação de documento, com os mesmos arguidos.

Orlando Figueira, que chegou a estar preso preventivamente, está pronunciado por corrupção passiva, branqueamento de capitais, violação de segredo de justiça e falsificação de documentos, o advogado Paulo Blanco por corrupção ativa em coautoria, branqueamento também em coautoria, violação de segredo de justiça e falsificação documento em coautoria.

Armindo Pires irá responder em julgamento por corrupção ativa em coautoria com Paulo Blanco e Manuel Vicente, branqueamento de capitais em coautoria com Manuel Vicente, Paulo Blanco e Orlando Figueira e falsificação de documento com coautoria com os mesmos.

No início do novembro foi conhecido que o grupo de advogados que representavam Orlando Figueira renunciaram ao mandato para a defesa daquele arguido, sendo agora representado pela advogada oficiosa Carla Marinho.

O início do julgamento está marcado para 22 de janeiro, no Tribunal Judicial de Lisboa.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading