Lisboa: lançamento de “ensaio de biografia política” de Cónego Manuel das Neves 

kalola Store

O Cónego Manuel das Neves, Um Nacionalista Angolano. Ensaio de Biografia Política “, é o título da obra de autoria de José Manuel da Silveira Lopes, licenciado em história. O livro enquadra a vida deste ” sacerdote católico, mestiço, natural de Angola” no processo que viria a ditar o seu futuro: o fervor nacionalista, a inspiração do 4 de fevereiro, a prisão no Aljube e os interrogatórios da PIDE e, por fim, o desterro em Portugal em residência fixa, por imposição do regime de Salazar, residência onde viria a morrer aos 70 anos, em 1966.

Considerado como figura relevante da história de Angola, o cónego Manuel das Neves notabilizou-se pela rara coragem com que inscreveu o seu nome nas lutas de independência do seu país. Indignado com as iniquidades e prepotências exercidas sobre o seu povo, começou por as denunciar do alto do seu púlpito mas foi sobretudo na condição de vogal efectivo do Conselho do Governo da colónia, lugar que ocupou em 1945, que a sua voz se levantou com mais ímpeto.

Mais tarde, não hesitou em inspirar a ” rebelião de 1961″ e apoiar as actividades da UPA, por achar que mais do que padre tinha a obrigação de defender um povo oprimido. Essa tão difícil decisão, entre o dever eclesiástico e a luta pela independência de Angola, valeu-lhe naturalmente a prisão e a reclusão até ao fim dos seus dias .

O livro será lançado nesta quinta-feira, 19 de outubro, às 18:00 horas, na Torre do Tombo. A apresentação do livro será feita pelo jornalista Carlos Veiga Pereira e contará ainda com o editor Assírio Bacelar. O livro tem a chancela da Editora Nova Vega.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.