ComunidadesDestaques

Lisboa recebe as próximas Jornadas Mundiais da Juventude em 2022

O anúncio foi feito na missa de encerramento das Jornadas Mundiais da Juventude ( JMJ), que hoje terminaram na Cidade do Panamá, presididas pelo Papa Francisco, pelo prefeito daquele discatério, Kevin Joseph Farrell, organismo do Vaticano que organiza as JMJ com um comité local.

” Como disse o Santo Padre, temos agora de sair daqui e pôr em prática tudo o que aprendemos . E a próxima Jornada Mundial da Juventude terá lugar em Portugal “, afirmou, perante milhares de jovens peregrinos de todo o mundo, entre os quais algumas centenas de portugueses , cujo entusiasmo foi imediato, aplaudindo .

Da assistência ouviram-se os gritos de : ” Portugal, Portugal, Portugal”.

Na sua conta no Twitter, o Papa escreveu:

“A vocês, queridos jovens, um muito obrigado por #Panama2019. Continuem a caminhar , continuem a viver a fé e a compartilhá-la. Até Lisboa em 2022”.

À missa assistiram o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, em Governo português, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e o embaixador de Portugal no Panamá, Pedro Pessoa e Costa.

O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, e cinco bispos portugueses ( das dioceses de Lisboa, Guarda, Coimbra, Braga e Bragança -Miranda), assim como outros padres portugueses concelebraram a eucaristia.

A escolha de Portugal e, concretamente, de Lisboa, era expectável.

Marcelo Rebelo de Sousa manifestou, por diversas ocasiões, o desejo de que as JMJ tivessem como palco a capital portuguesa, tendo sido convidado para estar na Cidade do Panamá pelo seu homólogo panamenho. O Presidente português expressou já uma “alegria incontida” com a escolha , destacando que a língua portuguesa falada em todo o mundo pesou na decisão.

“Acho que nós conseguimos, conseguimos todos, conseguimos nós portugueses, conseguiram naturalmente os católicos de Portugal, conseguiram os bispos católicos, conseguiu D.Manuel Clemente, cardeal -patriarca de Lisboa, mas conseguimos nós todos como povo e conseguimos nós que falamos português”, assinalou o chefe de Estado português.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, Portugal ser o segundo país lusófono a receber as Jornadas Mundiais da Juventude depois do Brasil, em 2013, ” é o reconhecimento do peso da lusofonia, do mundo que fala português”.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading