Lopito Feijóo participou no Marché International de Poésie em Paris

O escritor angolano Lopito Feijóo esteve em França a participar em mais uma edição do Marché de La Poésie que decorreu de 5 a 9 de Junho, na Praça de S. Supilce em Paris (França).

Foi a 37.ª edição do evento que, anualmente, honra e homenageia poetas de diversas regiões do planeta. O poeta angolano foi convidado pela editora Federop para participar numa mesa redonda que abordou questões ligadas à tradução, difusão e circulação dos livros dos escritores africanos na Europa, na companhia de outros escritores africanos de renome da nova vaga. Está edição teve como especiais convidados os poetas dos países baixos representados por uma delegação de 12 poetas dos mais representativos da região. Entre eles esteve o poeta congolês Mwené Okounji, a ensaísta Lisz Kindou, a filósofa e poetisa Alima Madina, a crítica literária Aminata Dialló e do tradutor Patrick Quillier.

Outras actividades
Cerca de 500 editores, livreiros e poetas do mundo francófono participaram em recitais, debates, lançamentos e apresentações de mais de 40 títulos de livros durante o encontro.

O autor João André da Silva Feijóo, de nome artístico Lopito Feijóo, nasceu em Malange em 1963. Licenciou-se em Direito na Universidade Agostinho Neto. É poeta, crítico literário e Membro da Associação Portuguesa de Poetas.

Foi fundador da ALPAS 21 – Academia de Artes, Letras e Ciências do Estado Brasileiro do Rio Grande do Sul, onde ocupa a cadeira número 1 para estrangeiros.

É membro correspondente da Academia Brasileira de Poesia – Casa Raul de Leoni, da International Poetry dos EUA e da Maison International de la Poesie, sediada em Bruxelas. O seu nome consta da 10.ª edição do International Directory of Distinguished Leadership (2004/2005), do American Biographical Institute, bem como do Dicionário de Autores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (1997).

Fonte: Jornal de Angola

Deixe o seu comentário