DestaquesEconomia

Lucros do banco angolano BAI sobem 11% para mais de 200 ME em 2017

O Banco Angolano de Investimentos, um dos maiores em Angola e com operações também em Portugal e Cabo Verde, anunciou ter fechado 2017 com um resultado líquido de 208 milhões de euros.

O Banco Angolano de Investimentos (BAI), um dos maiores em Angola e com operações também em Portugal e Cabo Verde, anunciou hoje ter fechado 2017 com um resultado líquido de 55.000 milhões de kwanzas (208 milhões de euros).

Em nota enviada hoje à Lusa, em Luanda, o BAI refere que foi aprovado esta semana, assembleia-geral de acionistas, o relatório e contas referente ao exercício de 2017 e a proposta de aplicação de resultados, representando o resultado líquido – o lucro líquido depois de considerados os custos operacionais, de financiamento extraordinários e impostos – um aumento de 11% face a 2016.

“O desempenho financeiro é complementado com a manutenção da posição de líder nos depósitos e a segunda posição em Terminais de Pagamento Automático (TPA) matriculados, o que significa uma subida significativa tendo em conta que, em 2016, o BAI ocupava o quarto lugar”, sublinha a instituição, liderada pelo angolano Carlos Paiva.

O aumento do produto bancário em 17%, influenciado pelo aumento dos proveitos em investimentos e ativos financeiros e em créditos e no aumento dos resultados cambiais pelo volume de operações cambiais, bem como o aumento dos custos administrativos em 29%, “em linha com a inflação”, e ainda o aumento do custo com imparidade para crédito “em apenas 4%”, são três eixos que segundo o BAI justificam o desempenho.

A carteira de crédito líquida do BAI atingiu os 369 mil milhões de kwanzas (1.397 milhões de euros) no final de 2017, neste caso uma redução de 3%, comparativamente a 2016, que a instituição justifica com o “reforço das perdas por imparidade acumuladas” e com o “aumento do crédito bruto em apenas 2%”.

O banco garante manter um perfil de “elevada liquidez”, com as suas disponibilidades e aplicações de liquidez a representarem 33% do total do ativo, e de “elevada solvabilidade”, cujo rácio atingiu em 2017 os 19%, acima do mínimo de 10% exigido pelo Banco Nacional de Angola.

A instituição contava no final do ano com 814.848 clientes ativos, um aumento de 20% face a 2016, contando o banco 146 pontos de atendimento e 1.991 funcionários.

O BAI está presente em Portugal e Cabo Verde, através de filiais integralmente detidas pela instituição angolana, e tem uma participação minoritária no Banco Internacional de São Tomé e Príncipe.

Segundo as últimas informações disponibilizadas pelo próprio banco, a estrutura do BAI é composta por 53 acionistas, dos quais 21 são empresas, tendo sido lançado há praticamente duas décadas pela petrolífera Sonangol.

A Lusa noticiou este mês que o Banco Africano de Desenvolvimento aprovou uma linha de financiamento de 80 milhões de euros a favor do BAI, destinada a apoiar o comércio internacional de 500 Pequenas e Médias Empresas (PME) em Angola.

A decisão consta de uma informação daquela instituição internacional, a que a Lusa teve acesso, indicando que o financiamento foi aprovado no início de março pelo conselho de administração e que se esperam “benefícios indiretos” desta decisão nas subsidiárias do BAI em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

“Através do fortalecimento das relações bancárias correspondentes, fornecendo garantias sobre suas transações comerciais internacionais”, especifica a informação do Banco Africano de Desenvolvimento.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading