Notícias

Mais de 40 bairros de província angolana declarados livres da defecação ao ar livre

A província angolana de Benguela atingiu os 42 bairros, de quatro municípios, livres da defecação ao ar livre, resultado de um projecto de promoção do saneamento básico financiado pelo Governo norte-americano.

A informação, avançada pela organização não-governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), executora do projeto, refere que foram certificados pelo Ministério do Ambiente, como livres da defecação ao ar livre, 42 bairros dos municípios de Benguela, Cubal, Chongoroi e Ganda, naquela província.

O Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), em colaboração com o governo provincial de Benguela, procederam, entretanto, ao encerramento do projecto “Acção de Saneamento Básico nas Escolas e Comunidades da Província de Benguela”, implementado em cinco anos, com um financiamento norte-americano de 2,4 milhões de dólares (dois milhões de euros).

O projeto, que alcançou 91.860 pessoas, em 104 escolas primárias mobilizadas, e que contou com a participação de 896 professores treinados e 200 clubes de água e saneamento criados, teve como objetivo melhorar a situação da água e do saneamento naquela região.

No período de implementação foram também construídas cerca de 100 latrinas, reabilitadas 27 bombas de água e treinados 310 dinamizadores rurais, para incentivar as crianças a cuidarem das instalações sanitárias, dos pontos de água reabilitados e consciencializar para a importância da lavagem das mãos após o uso das casas de banho.

Fonte: Lusa

 

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo