DestaquesMundo

Mais de seis mil corpos encontrados em seis valas comuns no Burundi

A Comissão da Verdade e Reconciliação do Burundi encontrou mais de seis mil corpos em seis valas comuns na província de Karusi. Esta é a maior descobertas desde que o Governo ordenou que fossem iniciadas escavações em todo o país, no início deste ano .

O presidente da comissão, Pierre Claver Ndayicariye, disse aos jornalistas nesta sexta-feira que os restos mortais de 6.032 vítimas, juntamente com milhares de balas, tinham sido recuperados. Roupas, óculos e terços foram usados para identificar algumas das vítimas.

A pequena nação da África Oriental está a esforçar-se para “se conformar” com o seu passado violento, caracterizado pela ocupação colonial, guerra civil e décadas de massacres intermitentes.

Referindo-se a um massacre que se acredita ter tido como alvo pessoas da etnia hutu, Ndayicariye referiu que as famílias das vítimas foram capazes de “quebrar o silêncio” imposto há 48 anos. A população do Burundi é dividida entre os grupos étnicos Tutsi e Hutu. A guerra civil, que matou 300 mil pessoas antes de terminar em 2005, teve implicações étnicas.

A comissão governamental foi criada em 2014 para investigar atrocidades que tiveram lugar desde 1885, quando cidadãos estrangeiros chegaram ao Burundi, e até 2008, altura em que se chegou a um acordo para acabar com a guerra civil.

Até agora, a comissão já mapeou mais de quatro mil valas comuns em todo o país e identificou mais de 142 mil vítimas. A Comissão de Inquérito da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou o mundo, em 2017, para os crimes cometidos contra a humanidade que estão a ser cometidos no Burundi. A violência estalou há dois anos, depois de o Presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, se ter recandidatado à presidência para um terceiro mandato. Desde então, milhares de pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas.

Fonte: PÚBLICO.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading