ComunidadesDestaques

Manuel Vicente nega ter nacionalidade portuguesa

Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola acusado de corrupção activa no processo conhecido como Operação Fizz, garante não ter nacionalidade portuguesa.

Numa declaração ao Expresso, o antigo governante rebate as acusações da eurodeputada do PS Ana Gomes, depois de esta ter insistido que Manuel Vicente tem nacionalidade portuguesa e sugerido que talvez esta tenha sido conseguida através do sistema de vistos Gold.

Há meses que a socialista tem vindo a criticar o facto de a Justiça portuguesa, por “pressão política”, ter remetido o processo que envolve o político angolano para Luanda.

“Clarifico que não tenho nacionalidade portuguesa. Essa é uma alegação repetida da Sra. Dra. Ana Gomes que é falsa (…) Tenho unicamente nacionalidade angolana, desconhecendo a razão que leva a Sra. Dra. a insistir neste tema”, considerando grave e muito estranho que Ana Gomes insista nestas afirmações.

A eurodeputada esclarece a origem das suas afirmações: foi Sérgio Raimundo, identificado por Ana Gomes como advogado de Manuel Vicente ( o que o Expresso não conseguiu confirmar) que referiu a “nacionalidade portuguesa” de Manuel Vicente “numa peça processual apresentada no âmbito do processo Fizz e reproduzida pelo Jornal de Angola no dia 20 de Janeiro de 2018”.

De facto, num texto publicado na secção de opinião naquele dia e intitulado “Angola versus Portugal ‘ O caso Manuel Vicente ‘- VII” lê-se que , embora seja um ” novo elemento juridicamente irrelevante para a decisão do caso”, veio “à tona” no âmbito do processo que “Manuel Vicente tem nacionalidade portuguesa”.

Ora, argumenta Ana Gomes, o advogado não refuta a questão da dupla nacionalidade nem refere a “óbvia relevância [da questão da nacionalidade] à luz da Constituição angolana”.

De acordo com a lei fundamental de Angola, um dos critérios de elegibilidade do vice-presidente é não possuir “alguma nacionalidade adquirida”. Ou seja, prossegue Ana Gomes, se Manuel Vicente tiver dupla nacionalidade, porque adquiriu a portuguesa, então estava “constitucionalmente impedido” de exercer o cargo.

Na mesma declaração enviada ao Expresso, Manuel Vicente aproveita para se defender das acusações da Operação Fizz, em que é acusado dos crimes de corrupção activa de um magistrado do Ministério Público português (Orlando Figueira), branqueamento de capitais e falsificação de documento, dizendo não ter qualquer “conhecimento, envolvimento ou intervenção, directa ou indirecta, nos factos desse processo”.

“Não conheço sequer o Sr. Dr. Orlando Figueira “, remata. E garante ter estado disponível para colaborar com as autoridades portuguesas enquanto o processo com o MP português, como diz estar relativamente às autoridades angolanas desde que o processo foi remetido para Luanda.

Para Ana Gomes, a passagem do processo para Angola é “fabricada” e representa não mais do que um expediente para ilibar o ex- governante.

Depois de, ultrapassada a crise do “irritante”, António Costa ter visitado Luanda em Setembro e inaugurado o que disse ser um tempo novo na relação entre os dois países, na próxima semana será a vez de João Lourenço, vir a Portugal.

A visita, que decorrerá de 22 a 24 de Novembro, terá um forte um forte cunho político e económico, incluindo um discurso do Presidente da República de Angola na Assembleia da República portuguesa.

Fonte: Expresso

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading