DestaquesEconomia

‘Mãos Livres’ entrega ao Banco de Angola lista de nomes que transferiram ilegalmente dinheiro para o exterior

A Associação entregou ao banco central angolano uma lista de nomes de pessoas que transferiram dinheiro de forma ilegal para o exterior. O antigo presidente José Eduardo dos Santos e o ex-chefe da Casa Civil José Leitão constam da lista que seguirá também para a Justiça angolana.

A Associação Mãos Livres entregou, no início desta semana, ao Banco Nacional de Angola uma lista com nomes de pessoas que alegadamente transferiram dinheiro de forma ilegal para o exterior. A lista tem nomes como o de José Eduardo dos Santos, números das contas bancárias e as datas de algumas das transferências realizadas supostamente de forma ilícita. Beneficiários particulares terão ficado com 386 milhões  de dólares (324 milhões de euros).

A notícia é avançada nesta terça-feira, 15 de maio, pelo “Jornal de Angola”, que dá anda conta de um relatório, com mais de 150 páginas, denominado “Fraude em alta escala” com referências ao processo alegadamente ilícito que terá rodeado o contrato da dívida de Angola com a Rússia, em 1996.

Já o site angolano “Voa” diz que, entre outros nomes, constam os de José Eduardo dos Santos (ex-presidente da República de Angola), Elísio de Figueiredo (ex-embaixador nas Nações Unidas e em Londres), Joaquim David (deputado do MPLA e antigo ministro da Indústria) e José Leitão (antigo chefe da Casa Civil de José Eduardo dos Santos).

O presidente da organização não governamental ‘Mãos Livres’, David Mendes, já indicou que a lista será entregue agora ao Ministério das Finanças e à Procuradoria Geral da República de Angola. Com esta iniciativa, a associação quer auxiliar os órgãos do Estado a colocarem em prática a pretensão do presidente da República angolano, João Lourenço, de recuperar o património que terá saído de forma ilícita do país.

O documento sobre fraude “em alta escala” revela, segundo o “Jornal de Angola”, que cidadãos russos e angolanos terão recebido “lucros chorudos” como resultado desta transacção.

A Associação Mãos Livres, de ativistas e advogados angolanos, conseguiu localizar números de contas e dinheiros que estão depositados fora e saíram do país de forma ilegal. De acordo com o relatório, a dívida de Angola rondava em cinco mil milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros) e foi reduzida para 1, 5 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) após negociações com a Rússia. Deste montante, explicou, 1,3 mil milhões de dólares (mil milhões de euros) foram pagos através de intermediários, e beneficiários particulares terão ficado com 386 milhões de dólares (324 milhões de euros). O documento foi concluído em 2013.

Recorde-se que depois de arquivado em abril de 2005, na Suíça, pelo procurador-geral de Genebra Daniel Zappelli, a investigação ressurgiu na forma de um relatório e de uma queixa-crime apresentada em 2013 por cidadãos angolanos e activistas anticorrupção junto da Procuradoria-Geral Federal suíça, na cidade de Berna. Em paralelo, nos tribunais de Luanda, foi apresentada também uma queixa-crime. Adriano Parreira foi um dos cidadãos angolanos desta iniciativa, o mesmo que apresentou queixa contra altas figuras do Estado angolano por fraude fiscal e branqueamento de capitais junto da Procuradoria-Geral da República em Portugal.

Recentemente, o secretário para os Assuntos Políticos, Constitucionais e Parlamentares do Presidente da República, Marcy Lopes, disse que o executivo desconhece o valor global do dinheiro domiciliado no exterior.

Fonte: JE

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading