Especial João Lourenço

Marcelo condecora João Lourenço com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou o seu homólogo angolano, João Lourenço, e considerou que a sua visita de Estado a Portugal inicia um “novo e promissor ciclo” nas relações bilaterais.

“A visita de vossa excelência, senhor Presidente João Lourenço, a Portugal encerra um intervalo longo demais nas visitas recíprocas dos dois chefes de Estado e, ao mesmo tempo, inicia um novo e promissor ciclo”, afirmou o chefe de Estado português.

No seu entender, este novo ciclo tem três dimensões “a presidência de João Lourenço”, “as relações entre os dois povos e os dois Estados”, cada vez mais destinados a agir com fecunda cumplicidade, “ultrapassadas recriminações, suspeições, incompreensões, uma muito antigas, outras mais recentes”.

Marcelo Rebelo de Sousa falava no Palácio de Belém, em Lisboa, no final de um encontro com o Presidente da República, João Lourenço e a primeira-dama, Ana Dias Lourenço, durante o qual condecorou o chefe de Estado angolano com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique.

A primeira-dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço foi condecorada com a Grã-Cruz da mesma ordem.

O Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique é o mais alto grau da Ordem e é concedido pelo Presidente da República portuguesa a chefes de Estado estrangeiros.

O Grande -Colar pode ainda ser concedido pelo Presidente da República portuguesa a antigos chefes de Estado e a pessoas cujo feitos de natureza extraordinária e especial relevância para Portugal, os tornem merecedores dessa distinção.

João Lourenço é o primeiro Presidente angolano a ser condecorado com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique, sendo o quinto chefe de Estado de uma nação dos PALOP a receber tal distinção, depois de Samora Machel, Joaquim Chissano (Moçambique) em 1990 , de Jorge Carlos Fonseca (Cabo Verde) em 2012 e Armando Guebuza (Moçambique) em 2014.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading