
Na visita oficial do Presidente chinês Xi Jinping a Portugal, que começou esta terça-feira, o líder chinês convidou Marcelo Rebelo de Sousa a visitar o país em Abril de 2019. O chefe l de Estado português aceitou o convite para a visita oficial.
Na visita, o Presidente português defendeu que a cooperação entre os dois países pode ser maior. O encontro do chefe de Estado chinês vai terminar esta quarta-feira. Marcelo Rebelo de Sousa salientou que apesar de Portugal e a China terem “aliados diferentes”, que isso não é “nenhum impedimento” para uma maior cooperação.
O Presidente português considerou que a sua deslocação à China em 2019, “correspondendo a convite acabado de formular” por Xi Jinping, e “assinatura de um memorando de entendimento “sobre a iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” simbolizam a parceria entre os dois Estados.
“[ A iniciativa assinada] Simboliza bem a parceria que desejamos continuar a construir, com diálogo político regular e contínuo, a pensar no muito que nos une”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
Marcelo Rebelo de Sousa falou na Sala das Bicas do Palácio de Belém. O chefe de Estado português, referiu ainda que os dois países estão “longe em termos geográficos” e têm “aliados muito diferentes”, mas defendeu :
“Isso não nos impede de trabalharmos em conjunto para a valorização do papel do direito internacional, das organizações internacionais, a começar nas Nações Unidas”.
Fonte: Lusa