
Mariano Rajoy e o seu governo foram destituídos por 180 votos a favor da moção de censura, superiores aos votos contra (169) e a uma abstenção.
Pedro Sánchez é agora o novo Presidente de Governo de Espanha. O socialista conseguiu reunir os apoios necessários para derrubar Mariano Rajoy e suceder-lhe na liderança do Governo de Espanha. O voto dos independentistas foram cruciais.
Esta é a primeira vez que uma moção de censura resulta na destituição de um governo em Espanha. Antes, já tinha havido três moções de censura: em 1980 (contra Adolfo Suárez), 1987 (Filipe Gonzalez) e 2017 (Mariano Rajoy). À quarta (e no caso particular de Rajoy, à segunda) foi de vez .
Com esta destituição, Pedro Sánchez é o primeiro Presidente do Governo espanhol a ser investido através de uma moção de censura, sendo conhecido nos próximos dias a constituição do seu governo.
Ana Pastor, a presidente do Congresso dos Deputados espanhol, vai ainda esta sexta-feira ao Palácio da Zarzuela encontrar-se com o rei Filipe VI para lhe comunicar o resultado da votação da moção de censura. A reunião deve começar por volta das 15:30, hora espanhola .
A queda do executivo de Mariano Rajoy, que esteve seis anos à frente dos destinos de Espanha, é provocada depois de vários ex-membros do PP terem sido condenados na semana passada a penas de prisão por terem participado num esquema de corrupção, que ficou conhecido como o caso “Gürtel”, que também beneficiou esse partido.
Fonte: El País