Mariano Rajoy perde moção de censura e Pedro Sánchez é novo Presidente de Governo de Espanha

kalola Store

Mariano Rajoy e o seu governo foram destituídos por 180 votos a favor da moção de censura, superiores aos votos contra (169) e a uma abstenção.

Pedro Sánchez é agora o novo Presidente de Governo de Espanha. O socialista conseguiu reunir os apoios necessários para derrubar Mariano Rajoy e suceder-lhe na liderança do Governo de Espanha. O voto dos independentistas foram cruciais.

Esta é a primeira vez que uma moção de censura resulta na destituição de um governo em Espanha. Antes, já tinha havido três moções de censura: em 1980 (contra Adolfo Suárez), 1987 (Filipe Gonzalez) e 2017 (Mariano Rajoy). À quarta (e no caso particular de Rajoy, à segunda) foi de vez .

Com esta destituição, Pedro Sánchez é o primeiro Presidente do Governo espanhol a ser investido através de uma moção de censura, sendo conhecido nos próximos dias a constituição do seu governo.

Ana Pastor, a presidente do Congresso dos Deputados espanhol, vai ainda esta sexta-feira ao Palácio da Zarzuela encontrar-se com o rei Filipe VI para lhe comunicar o resultado da votação da moção de censura. A reunião deve começar por volta das 15:30, hora espanhola .

A queda do executivo de Mariano Rajoy, que esteve seis anos à frente dos destinos de Espanha, é provocada depois de vários ex-membros do PP terem sido condenados na semana passada a penas de prisão por terem participado num esquema de corrupção, que ficou conhecido como o caso “Gürtel”, que também beneficiou esse partido.

Fonte: El País

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.