DestaquesPolítica

Mariano Rajoy suspende visita a Angola devido à situação na Catalunha

O primeiro-ministro de Espanha, Mariano Rajoy, suspendeu a visita oficial que deveria realizar este fim de semana a Angola para ficar em Madrid a acompanhar a situação política na Catalunha.

Fonte do executivo espanhol disse à agência Lusa que Rajoy suspendeu a viagem depois dos últimos acontecimentos na Catalunha, com os independentistas, em maioria no parlamento regional, a tentarem eleger um presidente do Governo Catalão que está a ser investigado pela justiça por suspeitas de delitos de rebelião e sedição.

O presidente do parlamento catalão, Roger Torrent, marcou uma sessão plenária a partir das 17h00 (mesma hora em Luanda) para que a maioria de deputados independentista tente investir Jordi Turull como presidente do Governo regional.

Jordi Turull é do mesmo partido, o Juntos pela Catalunha, e muito próximo do ex-presidente Carles Puigdemont, que fugiu para a Bélgica para não ter de responder pelos mesmos delitos daquele.

Mariano Rajoy deveria partir no sábado, 24 de março, para Luanda e realizar uma visita oficial nos dois dias seguintes, que acabaria com a sua participação num fórum entre empresários dos dois países, a convite do presidente de Angola, João Lourenço.

O chefe do executivo espanhol tinha previsto levar a Luanda uma importante delegação de empresários dos mais diversos sectores, com relevo particular para a energia, água, telecomunicações, transportes, indústria e turismo.

A diplomacia económica de Madrid está a fazer uma aposta muito forte desde 2010, na sequência da crise financeira, em estender a sua área de influência tradicional (América Latina e Norte de África) a outras zonas do globo (EUA, Ásia e África subsaariana).

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading