Mariano Rajoy suspende visita a Angola devido à situação na Catalunha

kalola Store

O primeiro-ministro de Espanha, Mariano Rajoy, suspendeu a visita oficial que deveria realizar este fim de semana a Angola para ficar em Madrid a acompanhar a situação política na Catalunha.

Fonte do executivo espanhol disse à agência Lusa que Rajoy suspendeu a viagem depois dos últimos acontecimentos na Catalunha, com os independentistas, em maioria no parlamento regional, a tentarem eleger um presidente do Governo Catalão que está a ser investigado pela justiça por suspeitas de delitos de rebelião e sedição.

O presidente do parlamento catalão, Roger Torrent, marcou uma sessão plenária a partir das 17h00 (mesma hora em Luanda) para que a maioria de deputados independentista tente investir Jordi Turull como presidente do Governo regional.

Jordi Turull é do mesmo partido, o Juntos pela Catalunha, e muito próximo do ex-presidente Carles Puigdemont, que fugiu para a Bélgica para não ter de responder pelos mesmos delitos daquele.

Mariano Rajoy deveria partir no sábado, 24 de março, para Luanda e realizar uma visita oficial nos dois dias seguintes, que acabaria com a sua participação num fórum entre empresários dos dois países, a convite do presidente de Angola, João Lourenço.

O chefe do executivo espanhol tinha previsto levar a Luanda uma importante delegação de empresários dos mais diversos sectores, com relevo particular para a energia, água, telecomunicações, transportes, indústria e turismo.

A diplomacia económica de Madrid está a fazer uma aposta muito forte desde 2010, na sequência da crise financeira, em estender a sua área de influência tradicional (América Latina e Norte de África) a outras zonas do globo (EUA, Ásia e África subsaariana).

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.