Notícias

Mia Couto classifica novo livro como o seu maior desafio enquanto escritor 

Mia Couto classificou, esta quarta-feira, o seu novo livro, “O Bebedor de Horizontes”, como o seu maior desafio enquanto escritor. ” Neste percurso de literatura, este é o desafio maior que eu tive”, referiu o autor moçambicano durante a apresentação da obra, em Maputo, numa sessão em que o Presidente da República, Filipe Nyusi, foi um dos oradores.

Mia Couto disse ter ficado esgotado, mas alegre, com o último livro da trilogia ” As areias do imperador “, iniciada em 2015 com ” Mulheres de Cinza” e depois com ” A espada e Azagaia”.

A história da terceira obra gira em torno da prisão, em 1895, de Ngugunhame, último imperador do Império de Gaza, parte de Moçambique e, na altura, bastião da resistência à presença colonial portuguesa.

” Estou a fingir que estou a falar de outras pessoas que já não estão connosco, mas estou a falar de nós próprios. Estou a mentir a dizer que estou a falar do passado, mas estou a falas do presente. É isso que me interessa e foi isso que me entusiasmou a escrever este livro “, referiu.

O livro revela as ” falsas diferenças ” que dividem os moçambicanos e que hoje “se colocam mais uma vez na história de Moçambique ” .

Mia Couto considera que a literatura tem o poder de mostrar que as diferenças ” são simplesmente superficiais ou circunstanciais ” .

” Não existe uma coisa chamada brancos ou negros” ou outras divisões étnicas, ” são construções históricas sempre chamadas à pedra quando se trata de fabricar conflitos, fabricar ódios, de sugerir que o caminho não é o diálogo, mas o confronto “, sublinhou.

O escritor referiu que a proposta do livro passa por incentivar cada qual a conhecer melhor o próximo, uma ideia que disse estar personificada na actuação do Presidente da República, Filipe Nyusi.

Mia Couto considerou-o como ” uma grande esperança de que Moçambique possa realmente encontrar um tempo seu e ser feliz “, numa alusão ao diálogo com a Renamo, principal partido da oposição, com vista à plena pacificação do país.

Filipe Nyusi subscreveu o apoio ao diálogo, defendendo que haja espaços para ” conversar e encontrar soluções para tudo o que é necessário “.

Fonte : Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading