MIL homenageia Ruy Mingas com o Prémio Personalidade Lusófona 2016

O Movimento Internacional Lusófono vai homenagear, esta terça-feira, 18, o compositor e intérprete angolano Ruy Mingas com a atribuição do ” Prémio Personalidade Lusófona 2016″ , num acto que decorrerá na Sociedade de Geografia de Lisboa , a partir das 16 horas locais.

Para a União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa ( UCCLA), essa homenagem a Ruy com ” Prémio Personalidade Lusófona 2016″ constitui um justo reconhecimento pelo contributo que o mesmo tem dado ao desenvolvimento cultural nos países de língua oficial portuguesa.

Ruy Mingas é a primeira personalidade angolana a ser distinguida com o “Prémio Personalidade Lusófona”.

O ” Prémio Personalidade Lusófona” foi instituído pelo Movimento Internacional Lusófono em 2009 e desde esta altura foram já distinguidas figuras como : Lauro Moreira (2009), D. Ximenes Belo(2010), Adriano Moreira(2011), Domingos Simões Pereira (2012), Ângelo Cristóvão (2013), Gilvan Müller de Oliveira (2014) e D. Duarte de Bragança (2015).

Ruy Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas nasceu em Angola, em 12 de Maio de 1939. É filho de André Rodrigues Mingas e de Antónia Diniz Vieira Dias . Foi praticante de atletismo, em salto em altura e 110m barreiras no Sport Lisboa e Benfica.

Ruy Mingas pertence a uma família de influentes músicos angolanos. De seu tio Liceu Vieira Dias recebeu o ritmo de uma nova maneira de interpretar a música angolana. Ruy Mingas desenvolveu a sua sonoridade própria e influenciou outro grande músico angolano, por sinal seu irmão, André Mingas. É irmão de Amélia Mingas, primo em primeiro grau de D. Filomeno Vieiras Dias ( Arcebispo de Luanda), de Carlitos Vieira Dias ( músico) e de Hélder Vieira Dias ” Kopelipa” ( Chefe da Casa Militar da Presidência da República de Angola) .

Foi Ministro dos Desportos e embaixador de Angola em Portugal. É um dos autores do Hino Nacional da República de Angola.

 

#vivenciaspress #vivenciaspressnews #vpnews