DestaquesMundo

Milhares de manifestantes na capital do Equador obrigam Presidente Lenín Moreno a “fugir”

Milhares de indígenas chegaram esta terça-feira a Quito, capital do Equador, para se manifestarem contra o fim dos subsídios que mantinham os preços dos combustíveis baixos , tendo o Governo decidido transferir-se para Guayaquil por questões de segurança.

Os confrontos no Equador intensificaram-se nas últimas horas, pelo que o palácio presidencial foi evacuado e a sede do Governo transferida para Guayaquil, anunciou a presidência.

O país está a viver uma crise institucional e política desde a semana passada, na sequência do anúncio de uma série de medidas para “revitalizar a economia”, incluindo a suspensão dos subsídios ao combustível.

O anúncio feito pelo Presidente Lenín Moreno provocou uma greve dos trabalhadores dos transportes, que terminou poucos dias depois, mas os distúrbios têm-se multiplicado em todo o país e no fim de semana os indígenas (que representam 7% da população) começaram a juntar-se aos protestos.

No sábado e no domingo, às estradas da Serra Andina foram alvo de uma onda de saques e destruição, e na madrugada de hoje as ruas estreitas do centro histórico de Quito tornaram-se um campo de batalha entre manifestantes de diferentes grupos e a polícia.

Pneus queimados, pedras e cocktail molotov atirados e vários bens públicos destruídos era o cenário visível na manhã de terça-feira na capital, avançou a agência de notícias espanhola Efe.

Quando os distúrbios chegaram à praça de Santo Domingo, a poucas centenas de metros da sede da presidência, a polícia teve de se retirar e as forças militares decidiram evacuar o Palácio Carondelet e transferir Moreno para Guayaquil.

Já nessa cidade, o Presidente equatoriano fez uma declaração na televisão e na rádio públicas para pedir calma e acusou o ex-Presidente Rafael Correa de uma “tentativa de golpe de Estado”.

“O que aconteceu não é uma manifestação social de protesto contra uma decisão do Governo. Foi uma demonstração política que visa acabar com a ordem democrática”, disse .

Existem “pessoas externas pagas e organizadas” para usar a mobilização dos povos indígenas com o objectivo de saquear e desestabilizar, acrescentou.

Na sua mensagem, Moreno apareceu ao lado do vice-presidente, Otto Sonneholzer, do ministro da Defesa, Oswaldo Jarrin, e de quatro generais em uniforme de combate .

O Presidente equatoriano instou a Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) a iniciar “um diálogo sincero” e garantiu que “essa porta nunca se fechou”.

Pouco depois, os indígenas libertaram meia centena de polícias e militares retidos desde sábado, segundo o canal Ecuasiva, e a Conaie divulgou um comunicado no qual “rejeitou e repudiou” todos os distúrbios violentos, atribuindo-os à “ infiltração de agentes provocadores e violentos “que querem “causar o caos” no país .

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading