Notícias

Milhões de livros escolares distribuídos gratuitamente

Os livros escolares impressos em Angola voltam a ser distribuídos nas instituições de ensino de forma gratuita, ao mesmo tempo que, dentro de um ou dois meses, o Estado paga a avultada dívida que contraiu às empresas gráfi­cas do país, prometeu a mi­nistra da Indústria durante visitas realizadas ontem a duas tipografias envolvidas no processo.

Bernarda Martins visitou a Damer Gráficas, em Talato-na, e a Imprimarte, em Viana, onde foi convencer  proprietários e trabalhadores a continuarem a impressão e entrega dos manuais às escolas, apesar da dívida que o Esta­do mantém para com essas empresas.

A ministra reconheceu a dívida, a qual considerou “ra-zoável” referindo-se à magnitude e ao valor dos fornecimentos que incluem equipamento e mobiliário escolar e se inserem num programa anual subscrito pelo Estado com empresas do sector.

A governante lamentou que, diante das dificuldades financeiras que o país atravessa, a dívida do Estado para com as empresas tipográficas tem-se vindo acumular, o que é agravado por uma flagrante falta de divisas.
A ministra da Indústria in­formou que Damer e a Im­-primart estão mobilizadas para entregarem o material de que dispõem às escolas e, dentro de um ou dois meses, o Executivo vai destinar verbas em kwanzas para pagar os fornecimentos e em divisas para complementar o trabalho destas. Em 2017, lembrou a ministra, os alunos utilizaram ma­nuais de épocas anteriores por os fornecimentos das gráficas não terem sido contratados, algo diferente do que se prevê para 2018.

“Para este ano, o Executivo vai fazer um esforço para o pagamento da dívida e, dentro de 30 a 60 dias, as gráficas farão a entrega dos manuais necessários às escolas”, de­clarou Bernarda Martins.

A ministra, que não revelou o valor da dívida, considerou a situação da indústria gráfica semelhante à das outras indústrias, mas, insistiu, é necessário que as dívidas sejam pagas e haja disponibilidade de divisas para que as gráficas possam disponibilizar todo o material necessário.

O presidente do Conselho de Administração da empresa gráfica Imprimarte, Carlos Cunha, comprometeu-se a entregar os manuais no prazo anunciado pela ministra, revelando o projecto da companhia trabalhar em horários ininterruptos de 24 horas para honrar o compromisso.

Carlos Cunha considerou que a Imprimarte executa o­bras de qualidade internacional, tendo defendido que o país não necessita de im­portar livros, uma vez que as empresas nacionais têm demonstrado um trabalho eficiente.
No que foi secundado por Bernarda Martins que admitiu, em declarações à imprensa, que  o país possui cerca de 40 empresas tipográficas que fornecem “um trabalho de qualidade e têm capacidade de produção de todo o material necessário”.


Chamem a Polícia
O Ministério da Educação está a distribuir dez milhões de manuais escolares que mantinha em stock, dos 40 milhões de que necessita, por ano, para distribuir aos alunos, revelou o director do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE), David Chivela, que acompanhou a ministra na visita.

O responsável disse esperar que a quantidade aumen-te com os livros provenientes das gráficas depois das conversações de ontem.
David Chivela propôs um trabalho coordenado com a Polícia para se obterem me­lhores resultados no comba-te à venda de livros escolares no mercado paralelo.

O director salientou que as quantidades de manuais solicitadas pelo Estado às gráficas, são, por procedimento, encaminhadas para o Ministério da Educação e, depois, para as escolas. “Para nós isto é o mais importante. Mas, se há fuga desde o processo de produção até a distribuição, este é um assunto em que a Polícia já está trabalhar”, acrescentou.

Fonte: JA

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading