DestaquesSociedade

Ministério da Saúde confirma caso aparentemente importado de Gripe A (H1N1) em Luanda

Em comunicado, o Ministério da Saúde refere que, perante a situação, “foram imediatamente mobilizados todos os subsistemas de Saúde” e os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como accionados os mecanismos de prevenção e controlo.

“A doente encontra-se isolada e as pessoas que estiveram em contacto directo com ela apresentam exames negativos para o vírus, mantendo-se sob vigilância médica. Até ao momento, não se verificaram quaisquer outros casos da doença”, assegura.

Segundo o comunicado, o Ministério da Saúde “mantém-se atento e acompanha de perto o desenvolvimento da situação e exorta a população a manter-se “calma e serena”, uma vez que, segundo a OMS, o facto de se detectar um caso de Influenza A (H1N1) corresponde a um estado de alerta de nível 1, numa escala de 0 a 5.

A Gripe A (H1N1) é, alerta o departamento governamental, uma doença “particularmente contagiosa”, porque se transmite por via aérea e através de contacto com objectos contaminados.

Nesse sentido, recomenda à população para adoptar várias medidas de prevenção, explicando que, no caso de se tossir, deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço, de preferência de papel. Se for de pano, deverá ser lavado com sabão e passado a ferro.

Deve também lavar-se as mãos com água e sabão depois de espirrar e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas.

Se tiver febre, tosse ou falta de ar, deverá deslocar-se imediatamente ao centro de saúde mais próximo.

Como se aproxima a época do cacimbo (menos calor e mais humidade), o Ministério da Saúde recomenda o uso de roupas que protejam a região da garganta, peito e costas e evitar o consumo de bebidas geladas.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading