AmbienteDestaques

Ministra quer estratégia contra a degradação do meio ambiente

A ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, reafirmou, nesta quarta-feira, em Luanda, a necessidade de as nações desenvolverem e implementarem políticas e estratégias para mitigar o impacto da degradação ambiental.

Numa mensagem sobre o Dia Mundial da Terra, a ministra afirma que se deve também promover uma cultura de sustentabilidade para uma melhor qualidade de vida.

“Os governos e a sociedade civil devem mobilizar-se para uma mudança de paradigma e a instauração de uma cultura de sustentabilidade mundial e a preservação do planeta, com respeito as futuras gerações”, reforçou a governante.

A ministra apela a uma reflexão sobre o  modo de vida e a mudança comportamental, pensar-se numa melhor gestão de resíduos, com a partilha de informações, mensagens e debates nas redes sociais.

Segundo Adjany Costa, a forte pressão da humanidade sobre os recursos naturais, aliada à factores como o crescimento populacional, a expansão urbana, o incremento dos padrões de consumo, o desenvolvimento económico e industrial tem contribuído para o exacerbar de problemas ambientais.

As consequências destes problemas estão reflectidas, entre outros, na destruição dos habitats e ecossistemas naturais, extinção de espécies animais e vegetais, poluição do ar, água e solos, deficiente saneamento básico, injustiça social.

A governante adianta que o surgimento de graves problemas de saúde pública, marcados actualmente pela pandemia da covid-19, causada pelo novo coronavírus, entre outras endemias e pandemias, põem em risco a sobrevivência da espécie humana, tendo já ceifado a vida de mais de 170 mil pessoas e afectado negativamente lares de milhões de pessoas.

Para além da questão sanitária, frisa, a covid-19 traz consequências já notáveis a nível do planeta, onde o mais visível é o abrandamento da economia mundial e afectação das populações mais vulneráveis.

Para a governante, este abrandamento da economia, assim como o isolamento social e de outras medidas de contenção demonstram uma redução significativa da poluição mundial causada pela emissão de gases de efeito estufa e de outros poluentes, bem como na produção de resíduos.

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading