Notícias

Ministra quer fundo de apoio à Cultura face ao reduzido orçamento angolano

A ministra da Cultura de Angola disse hoje que o orçamento do setor “é dos mais pequenos e mais pobres”, defendendo a criação de um “fundo para a Cultura”, para apoiar a criatividade artística no país.

A posição foi transmitida por Carolina Cerqueira durante a cerimónia de anúncio dos vencedores do Prémio Nacional de Cultura e Artes de Angola, edição 2017, com a governante a ver esta proposta como uma possível solução.

“Temos que pensar num fundo para a Cultura, que possa apoiar a criatividade dos nossos artistas, e não situações pessoais como muitas vezes recorrerem ao Ministério da Cultura, mas questões globais”, afirmou, mas sem adiantar mais pormenores sobre a ideia.

No Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2017, o Governo angolano inscreveu uma verba de 6.416 milhões de kwanzas (33,4 milhões de euros) para “Serviços Culturais”.

Apesar de assumir que o orçamento do setor é “diminuto”, Carolina Cerqueira garantiu que aquele Ministério vai “continuar a fazer advocacia” para inverter o quadro.

“Para que efetivamente tanto o setor privado como instituições públicas possam investir na Cultura”, observou.

Apesar das dificuldades financeiras reconhecidas, a ministra garantiu que os valores monetários para os vencedores desta edição do Prémio angolano de Cultura e Artes estão assegurados.

“Está garantido o prémio, está no OGE deste ano e estará no OGE de 2018, mas é pago de forma gradual, porque além de pagarmos os laureados também temos que pagar ao júri”, explicou.

Num olhar as novas modalidades introduzidas na 17.ª edição do Prémio de Cultura e Artes, como a categoria das festas populares, que premiou as centenárias “Festividades da Nossa Senhora do Monte”, no Lubango, a governante assinalou a relevância das inovações.

“É para nós muito merecedor o facto de aparecerem as festividades populares, porque vai de encontro ao nosso princípio da municipalização da Cultura e com a génese e realidade do dia-a-dia do nosso povo. E aqui chamaríamos a atenção para a questão do turismo religioso”, referiu.

Por sua vez o presidente do júri do Prémio Nacional de Cultura e Artes edição 2017, Virgílio Coelho, disse que o corpo de jurado “trabalhou afincadamente para responder às orientações traçadas”, lamentando ainda “dificuldades financeiras” vividas.

“Infelizmente, por questões financeiras, o júri não teve possibilidade de se deslocar pelo interior do país. Foi um ano difícil, mas o júri trabalhou no sentido de encontrar os criadores agora indicados para o prémio nas várias disciplinas”, sublinhou.

O escritor angolano António Fonseca e o músico Carlos Lamartine, bem como o grupo teatral Protevida, são alguns dos vencedores do Prémio Nacional de Cultura e Artes de Angola de 2017, anunciou hoje, em Luanda, o júri do concurso.

F

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading