DestaquesPolítica

MIREX cria nova estrutura para revitalizar cooperação económica

O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) criou uma nova direcção para a cooperação internacional, que deverá coordenar a vertente externa da cooperação económica com outros Estados, informou ontem, em Luanda, o chefe da diplomacia angolana, Manuel Augusto.

O objectivo, segundo o ministro, é dar um outro impulso à coordenação do intercâmbio com outros Estados no capítulo económico.

Manuel Augusto discursava na cerimónia de posse de quatro novos directores do MIREX, com destaque para o responsável da Cooperação Internacional, José Paulino Cunha da Silva.

O ministro das Relações Exteriores ressaltou que, dada a responsabilidade de atrair investidores estrangeiros, o país deve ter um organismo interlocutor no relacionamento com parceiros bilaterais e de acompanhamento dos compromissos assumidos.

Para o ministro, à semelhança de outros países, é preciso ter uma entidade que se ocupe da coordenação da cooperação económica. A ideia, disse, é reestruturar e evoluir para outras estruturas que respondam às necessidades do país, uma vez que Angola, apesar de ainda ser receptor de ajuda, é também doador.

Para o efeito, acrescentou, é necessário restaurar a dignidade e funcionalidade do MIREX, considerando que a Direcção de Cooperação Internacional deverá coordenar a vertente externa da cooperação económica.

Segundo o ministro Manuel Augusto, a extinção da secretaria e das direcções dedicadas à cooperação não beneficiou o país e provocou a dispersão pelos vários departamentos ministeriais.

O novo director para a Cooperação Internacional do MIREX, José Paulino Cunha da Silva, propõe-se congregar os diferentes gabinetes ministeriais dedicados à cooperação internacional, bem como acompanhar a execução da política externa a nível da cooperação internacional.

Manuel Augusto empossou, também, os directores do Protocolo do Estado, Isabel Paula de Castro, e para as regiões Europa, Vicência Ferreira Morais de Brito, e Ásia e Oceânia, Clemente Pedro Francisco Camenha.

Fonte: Jornal de Angola.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading