Medo de estar sozinho

kalola Store

Ainda que penses que não, todos nos conseguimos identificar com o medo de ficar sozinhos. Mesmo quem gosta de estar sozinho (como parte da sua rotina), tem algum medo de ficar sozinho (no futuro).

O ser humano tem uma característica: Foi feito para viver em grupos, mas para estar em grupo precisa identificar-se com esse grupo.

Muitas vezes, o que tenho visto acontecer, são pessoas que para Denise identificarem com um grupo, por medo de ficarem excluídas e sozinhas, perdem a sua própria identidade.

Não percebem que para se identificar com algo ou com alguém, não precisam perder as suas identidades.

O que acontece com estas pessoas é que: Ou passam a vida em conflito interior, por não serem quem realmente são, ou então em constante conflito com as pessoas com quem fingem identificar-se, por não conseguirem de forma constante esconder quem são.

Isso não é uma forma muito saudável de viver. Acaba por nem ser feliz contigo, nem com os outros.

Se te relacionas com o que estou a escrever, há três coisas que podes fazer. “Só três? Uau!” Calma… São três coisas que merecem um grande investimento pessoal da tua parte. Investimento que muitas pessoas preferem não fazer e continuar a viver em conflito interno e externo.

Primeiro: Saber quem és? – Conheces-te? Consegues descrever-te? Sabes que coisas são importantes para ti? Fico surpresa com a quantidade de pessoas que tem imensas dificuldades a responder estas perguntas. Começa por aí.

Segundo: Junta-te com quem tem os mesmos valores e objetivos que tu. – As pessoas com quem andas, influenciam diretamente a forma como pensas, como te sentes e como te comportas. Que sejam pessoas que te influenciem a caminhar o caminho que queres caminhar.

Terceiro: Analisa constantemente – Sempre que estiveres na dúvida relativamente a uma relação mais próxima com alguém pergunta-te: Quero estar perto desta pessoa porque tenho medo de ficar sozinho ou sozinha, ou porque esta pessoa realmente faz-me bem?

O medo de ficar sozinho não é algo estranho, é normal no ser humano. O que não pode ser normal é que o esse medo se sobreponha à tua identidade.

Sê tu mesmo. O mundo tem muito a ganhar com isso.

Até para a semana!

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.