Cronistas

Medo de estar sozinho

Ainda que penses que não, todos nos conseguimos identificar com o medo de ficar sozinhos. Mesmo quem gosta de estar sozinho (como parte da sua rotina), tem algum medo de ficar sozinho (no futuro).

O ser humano tem uma característica: Foi feito para viver em grupos, mas para estar em grupo precisa identificar-se com esse grupo.

Muitas vezes, o que tenho visto acontecer, são pessoas que para Denise identificarem com um grupo, por medo de ficarem excluídas e sozinhas, perdem a sua própria identidade.

Não percebem que para se identificar com algo ou com alguém, não precisam perder as suas identidades.

O que acontece com estas pessoas é que: Ou passam a vida em conflito interior, por não serem quem realmente são, ou então em constante conflito com as pessoas com quem fingem identificar-se, por não conseguirem de forma constante esconder quem são.

Isso não é uma forma muito saudável de viver. Acaba por nem ser feliz contigo, nem com os outros.

Se te relacionas com o que estou a escrever, há três coisas que podes fazer. “Só três? Uau!” Calma… São três coisas que merecem um grande investimento pessoal da tua parte. Investimento que muitas pessoas preferem não fazer e continuar a viver em conflito interno e externo.

Primeiro: Saber quem és? – Conheces-te? Consegues descrever-te? Sabes que coisas são importantes para ti? Fico surpresa com a quantidade de pessoas que tem imensas dificuldades a responder estas perguntas. Começa por aí.

Segundo: Junta-te com quem tem os mesmos valores e objetivos que tu. – As pessoas com quem andas, influenciam diretamente a forma como pensas, como te sentes e como te comportas. Que sejam pessoas que te influenciem a caminhar o caminho que queres caminhar.

Terceiro: Analisa constantemente – Sempre que estiveres na dúvida relativamente a uma relação mais próxima com alguém pergunta-te: Quero estar perto desta pessoa porque tenho medo de ficar sozinho ou sozinha, ou porque esta pessoa realmente faz-me bem?

O medo de ficar sozinho não é algo estranho, é normal no ser humano. O que não pode ser normal é que o esse medo se sobreponha à tua identidade.

Sê tu mesmo. O mundo tem muito a ganhar com isso.

Até para a semana!

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading