ComunidadesDestaques

Moçambique pediu à África do Sul extradição de Manuel Chang

As autoridades de Moçambique pediram a extradição do antigo ministro das Finanças moçambicano Manuel Chang, depois de também os Estados Unidos da América terem feito o mesmo pedido, disse esta quinta-feira em entrevista à Lusa o advogado de defesa.

“Houve um desenvolvimento na semana passada, em que as autoridades moçambicanas pediram também a transferência de Manuel Chang para a República de Moçambique e por isso será interessante ver como é que as autoridades sul-africanas vão reagir, uma vez que receberam dois pedidos de dois Estados para a extradição de Chang”, disse o principal advogado da defesa sul-africana do antigo ministro das Finanças moçambicano.

Manuel Chang volta hoje, sexta-feira, ao tribunal de Kempton Park, no leste de Joanesburgo, para ser ouvido em relação a um pedido de extradição feito pela Justiça norte-americana pelo seu envolvimento na operação das dívidas ocultas, que considera que também violou a legislação económica e financeira norte-americana.

Manuel Chang foi detido em 29 de Dezembro na África do Sul, quando estava em trânsito para o Dubai, num processo em que estão detidos três antigos funcionários do Credit Suisse e um responsável da Privinvest, a fornecedora dos equipamentos comprados com parte do dinheiro dos empréstimos avalizados pelo Estado moçambicano à margem do parlamento.

Em entrevista esta quinta-feira à agência Lusa, Rudi Krause adiantou que o pedido de extradição do Governo da República de Moçambique é datado do dia 10 de Janeiro.

“Com base no pedido das autoridades moçambicanas, é evidente que o Governo de Moçambique instruiu o seu próprio processo, que a procuradora-geral encontra-se em estágio avançado no processo que se desenvolveu nos termos da lei moçambicana e está claro no pedido apresentado que as autoridades moçambicanas requerem a sua presença em Moçambique para garantir que o processo judicial moçambicano possa ter a oportunidade de decorrer”, adiantou à Lusa.

“Julgo que as autoridades sul-africanas têm agora de decidir para qual dos dois países, Estados Unidos ou Moçambique, vão extraditar Chang”, precisou Rudi Krause.

Sobre a extradição de Manuel Chang, o advogado do ex-governante moçambicano e actual deputado da Frelimo (o partido no poder em Moçambique desde 1975), salientou que o Estado sul-africano opõe-se à libertação sob fiança a pedido da autoridades norte-americanas.

“Adiámos o assunto para rever algumas das decisões da juíza e de que forma a questão da fiança se encontra neste momento”, comentou.

Rudi Krause vincou : ” O tribunal sul-africano não pode opor-se à sua extradição, o tribunal tem que decidir se é passível de extradição e o director dos processos judiciais públicos da África do Sul terá de apresentar provas nesse sentido em tribunal”.

Questionado sobre as condições de fiança, Rudi Krause explicou que “O Estado sul-africano não sugeriu qualquer montante” e é de opinião que Chang não deve ter fiança.

“Houve um depoimento submetido em tribunal que indicava que as autoridades norte-americanas consideram que há risco de fuga, por esse motivo estão a opor-se à sua libertação condicional sob fiança”, referiu Rudi Krause.

Sem querer avançar com os argumentos que vai apresentar em tribunal, Rudi Krause considerou que Chang “não é uma pessoa que seja passível de extradição para os Estados Unidos”.

“Se não for extraditado para os Estados Unidos, terá o direito de voltar ao seu país de origem. A África do Sul não tem outro interesse neste assunto que não seja o de lidar com o pedido para a sua extradição apresentado pelos Estados Unidos e também por Moçambique, e nesta circunstância se não for extraditado terá a liberdade de regressar a Moçambique”, salientou Rudi Krause.

“Não haverá uma decisão final amanhã [hoje sexta-feira], é uma data provisória, as submissões não foram ainda apresentadas e até porque existem também estes dois pedidos concorrenciais para a sua entrega e por isso será altamente improvável uma decisão final do tribunal”, concluiu o advogado sul-africano.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading