AmbienteDestaquesMundo

Moçambique recebe apoio da ONU para proteger a biodiversidade

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, entregou um veículo à Administração Nacional das Áreas de Conservação para ajudar em acções de vigilância e protecção da fauna e a biodiversidade em Moçambique, ANAC.

A iniciativa faz parte do projecto “Fortalecimento da conservação das espécies globalmente ameaçadas em Moçambique”, através da melhoria na aplicação da lei da biodiversidade e da expansão das áreas de conservação comunitárias na zona tampão em Moçambique, ProBio.

PNUD Moçambique entregou veículo à ANAC

Fauna e Biodiversidade

A agência acredita que o apoio vai fortalecer a capacidade institucional da ANAC na protecção da fauna e da biodiversidade em Moçambique.

O representante residente interino do PNUD, Francisco Roquette elogiou o trabalho coordenado pela ANAC em prol da protecção da fauna selvagem e da flora em Moçambique, por sinal um dos objectivos pelos quais o PNUD se bate estrategicamente.

“É de salientar que esta não é a primeira iniciativa realizada em parceria com a ANAC, através de um financiamento do pelo mecanismo de financiamento para a protecção ambiental Global Enviroment Facility (GEF). De 2012 a 2016 teve lugar a implementação do projecto “financiamento sustentável do sistema das áreas de conservação em Moçambique”.

Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

Roquette lembrou ainda que através do projecto a agência pretende também apoiar a aplicação de medidas que irão ajudar Moçambique a implementar os seus compromissos no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção, contribuindo desta forma para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

O director da ANAC, Mateus Mutemba, agradeceu o gesto do PNUD pela parceria com vista ao reforço na Unidade de Resposta à criminalidade contra os animais selvagens na região sul do país nas províncias de Maputo e Gaza.

“Vamos utilizar esta viatura no trabalho que realizamos – a ANAC, Sernic (Serviço Nacional de Investigação Criminal), a PGR – no esforço conjunto que realizamos para conter ameaça à nossa vida selvagem. Portando, queríamos mais uma vez manifestar o reconhecimento a este gesto do PNUD e garantir que vamos fazer bom uso da viatura.”

O ProBio visa contribuir para o alívio à pobreza, desenvolvimento sustentável e boa governação, através do apoio a Política de Conservação e ao Plano de Implementação nas áreas de conservação de Moçambique, incluindo as zonas tampão.

Fonte: ONU News

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading