
O músico angolano Moniz de Almeida encontra-se em Lisboa, Portugal, onde prevê realizar este mês dois espectáculos, integrados numa tournée pela Europa.
Esta é a primeira digressão internacional do artista, desde a morte do irmão e parceiro de carreira Beto de Almeida, há sete anos.
Nesta nova fase da carreira, Moniz de Almeida é acompanhado pela banda S&R, que deverá igualmente actuar em Espanha e França.
Segundo Macedo, líder da S&R, a digressão pela Europa pretende “eternizar” os Irmãos Almeida e relançar a carreira internacional de Moniz.
O objectivo da tournée é reactivar o projecto Irmãos Almeida e fazer que as pessoas voltem a consumir os sucessos deles
Irmãos Almeida foi uma das duplas de referência na música angolana no período após a independência, que teve grande sucesso em finais da década de 80.
São autores de várias canções que se tornaram hits em Angola e noutros países lusófonos, entre 1988 e 2013, ano da morte de Beto de Almeida. Do seu repertório constam, entre outras, músicas como Minha Viola, Vizinho Cara de Pau, Ngapa, Guilhermina, Kussukulo os Adobes, Yara, Chefe é Chefe, Coração tem Buraco, Sofrimento e Paciência – Vou Comer Então Aonde.
São também temas de sucesso Professora, Amor Melaço, Vigarista, Morainha, Senta Mais um Pouco, Maria Mulata e Tio Zé. Este último foi o tema que projectou Moniz de Almeida em Angola e o levou à conquista do Top dos Mais Queridos (1991).
Embora sem divulgar as datas e os locais, o produtor Hugo Macedo disse estarem já confirmadas duas actuações em Portugal, para cantar todas essas canções.
O músico explicou que a digressão de Moniz de Almeida e da banda S&R teve início em Angola, em Junho de 2019, quando actuaram em várias províncias do País.
Um dos pontos altos desse retorno dos Irmãos Almeida, agora sem Beto, foi no projecto Show do Mês, em 2019.
Moniz de Almeida, que esteve afastado dos palcos quase seis anos, após a perda o irmão mais novo, Beto de Almeida, chegou a ponderar o fim da carreira musical. Segundo o artista, isso não aconteceu por causa do encorajamento de amigos como Hugo Macedo e Kelly Silva.
Os Irmãos Almeida pertencem ao movimento de artistas que muitas vezes foram chamados para actuar nos pontos mais avançados de combate, durante o conflito armado.
A dupla liderou o mercado na década de 90 e no começo do novo milénio, repartindo as audiências radiofónicas com grupos e músicos de sucesso como N’Sex Love, Dom Kikas, Maya Cool, As Gingas, Nany, Euclides da Lomba, Fly e os SSP.
Com Angop