DestaquesSociedade

Morreu Almerindo Jaka Jamba

O político, historiador e académico, angolano, Almerindo Jaka Jaka, faleceu na madrugada deste domingo , 1 de abril, em Luanda, vítima de um acidente vascular cerebral, confirmou a Vivências Press News uma fonte familiar.

Almerindo Jaka Jamba nasceu a 21 de março de 1949, no Dôndi, Bela Vista (Huambo). Fez os estudos primários na Missão do Dôndi e no Colégio Teresiano da Bela Vista. Fez os estudos secundários no Instituto Currie do Dôndi e no Liceu Nacional de Nova Lisboa.

Era formado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professor na Escola Técnica do Seixal e do Liceu Nacional de Oeiras. Em 1972 exilou-se de Lisboa para Suíça e especializou-se em História Económica pela Universidade de Genebra. Neste mesmo ano ingressou na UNITA e dois anos depois, participou na preparação dos acordos de Alvor pelo seu movimento.

Por força dos Acordos de Alvor ocupou pela UNITA, a pasta de secretário de Estado da Informação no Governo de Transição em 1975. Foi Vice-Presidente da Assembleia Nacional (1997-2005), Embaixador na Missão Permanente de Angola na UNESCO em Paris (2005- 2008).

A nível partidário, era considerado um dos históricos da UNITA, onde já ocupou várias posições de destaque como : secretário de Educação, Informação, dos Negócios Estrangeiros, da Cultura e Herança Africana.

* Em actualização.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo