Morreu Aureliano Veloso, antigo presidente da câmara do Porto e pai de Rui Veloso

Aureliano Veloso era pai do músico e cantor Rui Veloso, e foi o primeiro presidente democraticamente eleito para a autarquia do Porto após o 25 de Abril de 1974.
Foi eleito como independente pelo PS, nas primeiras eleições autárquicas realizadas no país, governando a cidade entre 1977 e 1980. Em 2011, foi agraciado com a Medalha Municipal de Honra da cidade do Porto.
“O engenheiro Aureliano Veloso é uma figura de um enorme relevo na vida cívica da cidade do Porto. Liderando a lista do Partido Socialista, foi o primeiro presidente eleito após o 25 de Abril, sendo uma referência para todos os socialistas do Porto”, afirma Manuel Pizarro, presidente da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista, numa nota de imprensa.
Para o líder da Distrital do Porto do PS, ” o seu irrepreensível percurso profissional e político tornam-no credores da admiração de todos portuenses”. Manuel Pizarro destaca que, “embora o engenheiro Aureliano não seja natural do Porto, radicou-se na nossa cidade ainda muito jovem, manifestando sempre um enorme apelo aos valores da Invicta. Também por isso, o Porto não o esquecerá”, assegura.
“No Partido Socialista, Aureliano Veloso será sempre recordado pela dedicação e afectividade que entregou à Cidade do Porto”, concluiu Manuel Pizarro
Segundo o Jornal de Notícias, as cerimónias fúnebres realizam-se esta quinta-feira pelas 16h30 no Tanatório de Matosinhos.
Fonte: Jornal de Notícias.