Notícias

Morreu François Houtart, o teólogo e sociólogo da libertação dos povos 

O teólogo e o sociólogo da libertação dos povos, François Houtart, conhecido como o “Papa da antiglobalização”, morreu na manhã desta terça-feira, 6 de Junho, em Quito, Equador.

François Houtart nasceu em Bruxelas em 1925 e tornou-se padre em 1949.

Doutor em Sociologia pela Universidade Católica de Lovaina, tornou-se uma das principais vozes da renovação da Igreja. Foi o responsável por sistematizar e apresentar a proposta da América Latina no Concílio Vaticano II, por nomeação do ex-presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Dom Hélder Câmara.

A voz de Houtart esteve marcada pelas lutas dos povos desde a década de 1950, tendo sido um amigo solidário de Agostinho Neto e do MPLA.

Escritor incansável, publicou cerca de 70 livros, entres eles, “Mercado e Religião e Sociologia da Religião”, além de diversos artigos e conferências.

De acordo com o site La Línea del Fuego, François Houtart acompanhou o processo dos governos progressistas na América Latina, entre o apoio vigilante e a crítica. Nos últimos anos, esteve preocupado com questões relativas à crise e à decadência do capitalismo na América Latina e com a necessidade de buscar novas alternativas.

Na foto de Abril de 1974, da esquerda para a direita, Padre François Houtart, Padre Joaquim Pinto de Andrade, Dr. Agostinho Neto e Dra. Paulette Pierson-Mathy, em Bruxelas.

Fonte: Fundação Dr. António Agostinho Neto.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading