Notícias

Morreu o músico angolano Zé do Pau

José Farto Marques Airosa Ferrão ” Zé do Pau”, faleceu hoje, sexta-feira, 29 de dezembro, em Luanda, vítima de prolongada doença, soube a Vivências Press News de fontes familiares.

Zé do Pau começou a sua carreira artística, em 1970, como guitarrista solo do conjunto “Os Corvos”, do qual foi um dos fundadores, com Gildo Costa (vocalista principal e compositor), Zeca Pilhas Secas (Viola baixo e ritmo), José dos Santos (vocal), Didino (tambores) e Novato (vocal e dikanza). “Os Corvos”, uma formação musical com alguma solidez, a nível da execução instrumental, chegou a acompanhar artistas renomados como Sofia Rosa, Luís Visconde, Milá Melo, Belita Palma, Jaburú e Tchinina.

Como guitarra solo, Zé do Pau foi vivamente aclamado pela crítica da sua época. “Pôr -do-Sol”, um instrumental em solo guitarra, executado por Zé Keno, um tema referencial dos “Jovens do Prenda”, é da autoria de Zé do Pau.

Em 1972, Zé do Pau integra, na condição de convidado, a banda “Contacto”, uma formação pop/rock, que interpretava sucessos mundiais e standards da música rock dos anos 60.

Na sequência da experiência adquirida no conjunto “Contacto”, junta-se à banda sul-africana, Tony Sousa and Gize”, em Luanda, ao lado do cantor moçambicano Jerry, um excelente intérprete de canções do universo musical anglo-saxónico. Um ano depois é a vez das Organizações Facho, localizada no Lobito, convidá-lo a tocar ritmo na gravação de um disco do conjunto “Os Bongos” de Benguela, do célebre guitarrista Botto Trindade.

” Os Lord’s”, de vida efémera, foi a última grande formação de Zé do Pau, como guitarrista solo, uma banda que, no início dos anos 80, integrava os seguintes músicos : Armandinho (Viola baixo), Zitocas (Dikanza e voz ) e José de Oliveira (Percussão e voz).

Em 1972, profundamente abalado com a morte da mãe, compõe o tema que viria a ser a canção paradigmática da sua carreira: ” Página rasgada do livro da minha vida”. A página rasgada reapresenta, numa dimensão metafórica, o momento trágico vivido pelo autor, uma página que simboliza a morte da mãe . O livro é o termo de comparação do percurso de uma vida passível de múltiplos percalços.

Na sequência da morte da mãe surgem as canções: ” Apenas uma lembrança”, “A outra dimensão da vida” e ” Farrapo triste”, o último, um tema que ficou famoso pela voz do cantor Pedrito. A canção “Página rasgada do livro da minha vida”, acabou por ser gravada, em 1974, pela Valentim de Carvalho, tornando-se um dos seus maiores sucessos.

Ainda em 1972, forma com Santocas e Baião, o célebre guitarrista dos “Jovens do Prenda”, o ” Trio Salú”, uma formação que, ao lado da Orquestra Melodia Ribatejana, do maestro português, Sá Ribeiro, era presença frequente no convívio dos turistas no Mussulo.

Em 1999, grava o seu primeiro CD, “Renascer”, um álbum com oito faixas musicais. Em “Renascer”, Zé do Pau experimenta, na condição de editor e produtor, um estilo musical mais dançante, nos temas “Mabaia” e “Amor do Pobre” e regrava a canção “Página rasgada do livro da minha vida”.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading