COVID-19CulturaDestaques

Morreu Sarah Maldoror, aos 90 anos, vítima de covid-19

Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano, morreu no passado dia 13 de Abril, em Paris, vítima de covid-19. Filha de pai antilhano e mãe francesa, Sarah Maldoror nasceu em 1929, foi cineasta e militante anticolonialista, e companheira do fundador do MPLA, Mário Pinto de Andrade, com quem teve duas filhas, Anouchka e Henda.

Sarah foi autora dos filmes Monangambé e Sambizanga. O primeiro, produzido em 1969, foi inspirado numa novela (O Fato Completo de Lucas Matesso) do escritor e nacionalista angolano José Luandino Vieira, à época preso no Tarrafal, em Cabo Verde.

A longa-metragem Sambizanga, produzida em 1972 e considerada uma das maiores obras do cinema africano, é também inspirada numa novela de Luandino (A Vida Verdadeira de Domingos Xavier). O filme aborda a guerra colonial portuguesa em Angola e teve a participação de Mário Pinto de Andrade como co­‑argumentista.

Radicada em Paris, Sarah Maldoror produziu documentários dedicados a retratos de artistas, entre os quais se destacam a escultora colombiana Ana Mercedes Hoyos, o poeta Aimé Césaire, a cantora haitiana Toto Bissainthe, entre muitos outros, fazendo todos eles parte de memórias do mosaico da cultura universal que tanto bebeu no continente-berço da humanidade.

Em 2008, Sarah Maldoror foi homenageada no primeiro Festival Internacional de Cinema realizado em Luanda.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading