DestaquesEconomia

Mota-Engil vendeu angolana Vista Water à mulher mais rica de Israel

Depois de ter vendido, há mais de dois anos, por 60 milhões de euros, os seus 50,06% no grupo Indaqua, a Mota-Engil acaba de alienar a esta mesma empresa os 55% que detinha no capital da angolana Vista Water.

O negócio reforça a estratégia num país que detém a segunda taxa mais baixa de cobertura do mundo e onde a empresa pretende ter um papel ativo e decisivo na inversão desta tendência.

O grupo Indaqua – Indústria e Gestão de Água passou a deter a totalidade da angolana Vista Water depois de ter comprado 55% do capital à construtora portuguesa Mota-Engil.  

Em comunicado a Indaqua afirmou que esta compra reforça a estratégia em Angola, “um país que detém a segunda taxa mais baixa de cobertura do mundo e onde a empresa pretende ter um papel activo e decisivo na inversão desta tendência”.

A Indaqua, uma das líderes do sector de abastecimento de águas ao domicílio em Portugal, é controlada pela Miya, empresa fundada pela empresária israelo-americana Shari Arison, integrando o grupo de investimentos Arison.

Shari Arison, que nasceu em Nova Iorque e mora em Telavive, é considerada a mulher mais rica de Israel, com uma fortuna calculada pela Forbes em cinco mil milhões de euros.

“É o conhecimento especializado e a profunda experiência que temos no sector da água em Portugal e Angola que, claramente, está a sustentar a nossa expansão internacional e esta aquisição só é possível graças a esses recursos”, afirma Enriques Castiblanques , CEO da Indaqua.

“Queremos muito participar e contribuir de forma efectiva para o desenvolvimento de Angola, melhorando os níveis de acessibilidade à água potável, num país que apresenta actualmente a segunda taxa mais baixa de cobertura do mundo. Esta aposta reflecte exactamente o nosso compromisso com Angola”, enfatiza o mesmo gestor.

A Vista Water dedica-se sobretudo a dois grandes projetos: a Direção Nacional de Água em Sumbe (valor que ronda os 3,5 milhões de dólares) e o abastecimento na província do Bié a mais de 350 mil habitantes (valor que se aproxima dos 6 milhões de dólares). 

Fonte: JN


Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading